A Busscar inicia a produção do seu novo ônibus rodoviário, o Panorâmico DD da família NB1, no primeiro trimestre de 2025. A empresa aproveitou a Lat.Bus 2024 para apresentar o seu novo modelo aos empresários. “Vamos oferecer aos clientes e preparar as vendas nos últimos meses deste ano para colocar este double decker na linha de montagem no ano que vem”, disse Paulo Corso, diretor comercial da Busscar, em entrevista coletiva durante a feira.
“Um projeto dessa magnitude é feito pensando e analisando o mercado e esperando sucesso e venda deste produto. A Busscar já tem um double decker que é um sucesso e, com este novo modelo, queremos vender mais – no mínimo dobrar as vendas”, ressaltou o diretor.
“Para preparar um veículo deste porte e enfrentar a concorrência mundial, é preciso fazer algo diferente e melhor”, afirmou José Carlos Bohrer, designer da Busscar. Além de melhorar a aerodinâmica, baixar o consumo de combustível e ampliar a cabine do motorista, a Busscar fez alterações nas poltronas para ter um diferencial aos usuários, principalmente as mulheres, que são 50% dos passageiros, segundo Bohrer.
“No projeto NB1 tivemos que fazer tudo diferente e alterar toda a estrutura do ônibus, mas conseguimos melhorar o que tínhamos no modelo Euro 5 e a grande novidade é o espaçamento das poltronas”, explicou o designer.
O modelo apresentado na Lat.Bus foi o Panorâmico DD NB1 bege perolizado montado em chassi Volvo 8×2 e outro na cor vermelha, com chassi Mercedes-Benz 8×2. A empresa exibiu também o Vissta Buss 345 com chassi Volkswagen e Vissta Buss 365 com chassi Scania. “Temos três protótipos, dois que foram apresentados na Lat.Bus, e outro que irá integrar a família NB1”, revelou Corso.
Expectativas para 2024
O diretor da Busscar comentou que o mercado de ônibus está muito bom, tanto o rodoviário quanto o urbano. “O segmento rodoviário teve uma pequena queda, mas vai aquecer e a Busscar está com os seus modelos vendidos até o fim do ano. Não vamos aumentar a quantidade de veículos em relação ao ano passado, porque estamos com bastante dificuldades com mão de obra. Então, optamos por manter a produção igual ao do ano passado”, disse Corso.
Em 2023, a Busscar produziu 714 ônibus rodoviários e exportou 125 veículos. A fábrica de Joinville tem capacidade para produzir de 80 a 90 ônibus por mês, volume superior a 1.000 unidades por ano. “É uma fábrica planejada, mas a produção de ônibus ainda é muito artesanal e precisa de mão de obra, dificilmente isso vai mudar, pode ter algumas alterações de processos”, disse Corso.
O diretor da Busscar revelou que a cidade de Joinville tem pleno emprego e não falta trabalho. “Se estivéssemos fazendo mais ônibus estaríamos vendendo, mas é preciso investimentos e a maior dificuldade é a mão de obra. Então, esse é o grande desafio para os próximos anos e estamos vendo como conseguir atrair mais profissionais.”
Exportações
De toda a produção da Busscar, de 12% a 15% são destinadas ao mercado externo e o principal destino é o Chile. “As exportações caíram um pouco porque no Chile havia expectativa de lançamento deste novo ônibus e reduziu as compras de rodoviários double decker, mas deve voltar forte em 2025”, disse o diretor.
Na América Latina a Busscar está presente em todos os mercados com volume pequeno e o Chile chegou a comprar anualmente 150 veículos da marca. “Mas, mas vamos tentar outros mercados, como africano, que já compra ônibus brasileiros”, revelou Corso.
O diretor da Busscar comentou que encarroçadora tem ônibus rodoviários que atende vários segmentos de mercado. “Para o fretamento, temos o modelo El Buss FT que é muito vendido. Para média distância temos o Vissta Buss 345 e o Vissta Buss 365, que atende perfeitamente esse nicho de mercado. Nos modelos classe A, tem os double decker”, detalhou.