Ônibus articulado elétrico da Mercedes-Benz eO500UA já tem mais de 100 unidades negociadas para a cidade de São Paulo

Modelo foi oficialmente lançado na Lat.Bus nesta terça-feira (06) e possui encomendas de cinco empresas que prestam serviços no sistema gerenciados pela SPTrans

Redação

Adamo Bazani, do Diário do Transporte

O modelo de ônibus elétrico articulado da Mercedes-Benz para o mercado brasileiro já “nasce” com resultados expressivos de mercado. No mesmo dia em que o eO500UA, como é denominado, foi lançado, nesta terça-feira, 06 de agosto de 2024, já ocorreram as primeiras negociações que envolvem 105 unidades para a capital paulista, distribuídas da seguinte maneira:

  • Sambaíba Transportes Urbanos (zona Norte): 30 unidades
  • Viação Metrópole Paulista (zona Leste): 30 unidades
  • Via Sudeste Transportes S.A. (zona Sudeste): 15 unidades
  • Viação Grajaú (zona Sul): 15 unidades
  • Mobibrasil Transporte (zona Sul): 15 unidades

As negociações foram confirmadas ao Diário do Transporte por diretores de empresas de ônibus no estande da Mercedes-Benz na Lat.Bus 2024, feira latino-americana de mobilidade que ocorre até quinta-feira (08) no Expo SP, na zona Sul da capital paulista. O modelo deve chegar ao mercado plenamente em 2026, mas a previsão de entrega das primeiras unidades é para ocorrer no segundo semestre de 2025.

As empresas de ônibus de São Paulo dizem que têm investido na infraestrutura necessária nas garagens para que a quantidade de modelos elétricos possa ser ampliada. Somente a Metrópole Paulista e Sambaíba, que possuem, respectivamente a primeira e a segunda maiores frotas, devem ampliar a capacidade de carregamento de suas garagens ainda neste ano.

Mesmo assim, com modelos sendo lançados e com a readequação de algumas garagens, a cidade não deve cumprir a meta de 2,6 mil ônibus elétricos em circulação até o fim de 2024. A quantidade faz parte do programa de metas da prefeitura de São Paulo anunciado em 2021.
São pouco mais de 200 ônibus elétricos com bateria e 201 trólebus até o momento cadastrados no sistema da capital paulista.

A falta de infraestrutura suficiente em todas as garagens e nas redes de distribuição de diversos bairros, que ainda é de baixa tensão, estão entre as explicações para o não cumprimento desta meta.
Quanto aos modelos, ônibus articulados elétricos disponíveis em grande escala no mercado ainda são uma lacuna também que a Mercedes-Benz pretende cobrir.
Outras duas marcas estão em apresentações de modelos articulados com vistas também à capital paulista: a Eletra (cuja tecnologia embarca chassis Mercedes-Benz superarticulados de de 21,5m e 23m) e a BYD (com um modelo de 21m).

O eO500UA que foi apresentado nesta terça-feira (06) e já tem a prospecção destas 105 unidades é um articulado de piso baixo para carrocerias de 18 metros e capacidade para 120 passageiros.
As baterias podem ter autonomia de 250 km a 300 km dependendo das condições de operação, como vias com aclives ou planas, quantidade de paradas e quantidade de passageiros em cada linha.
Segundo a Mercedes-Benz, protótipos do ônibus articulado eO500UA, com carroceria Caio, vão passar por testes de funcionalidade e durabilidade nas pistas do campo de provas que possui em Iracemápolis, no interior paulista, como também em trechos urbanos da cidade de São Paulo.

Outro protótipo do eO500UA vai ser testado por parceiros da Daimler Buses na Alemanha e Finlândia, para a aprovação de sistemas de frenagem e de segurança. Para a capital paulista, além de possuir todas as homologações por órgãos nacionais, os modelos de ônibus precisam da aprovação da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora das linhas municipais. A SPTrans verifica se o ônibus atende às exigências para as caraterísticas operacionais da cidade de São Paulo, como desempenho em rampas (vencer subidas), lotação, autonomia mínima de baterias, durabilidade dos componentes e manobrabilidade para diferentes tipos de ruas, avenidas e corredores.

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