A Iveco Bus destaca em seu estande na Lat.Bus 2024 o chassi conceito 17-E BEV flexível, que pode ter carroceria de 10m a 12,50 metros e a eDaily Minibus na configuração 5,7 metros e teto baixo.
O chassi conceito 17-E BEV tem desenvolvimento 100% nacional – com baterias e e-motor fornecido por parceiro –, e é focado para a realidade da operação brasileira. O modelo é derivado do chassi de 17 toneladas, que além da opção a gás, agora conta com a versão eletrificada. “Por essa razão, vem com piso alto e suspensão metálica, soluções que garantem maior robustez e menores custos operacionais para o operador”, explicou Paulo Kazuto, especialista de marketing produto da Iveco Bus. “O desenvolvimento foi baseado em uma premissa simples, porém inédita: mudar o mínimo possível nos processos já conhecidos pelo mercado.”
Neste ônibus conceito as baterias com a tecnologia de íons de lítio podem vir em quatro ou oito pacotes, instaladas no chassi, o que confere ao produto a mesma mobilidade de seus antecessores e dispensa a necessidade de carroceria reforçada para instalação das baterias no teto. “Esse conceito também resulta em um valor final do ônibus completo mais competitivo. Além disso, o motor elétrico é instalado no entre-eixos do ônibus, disponibilizando mais espaço na dianteira do veículo, permitindo a configuração interna ideal para cada tipo de operação e possibilitando maior produtividade, o que minimiza o tempo de embarque”, detalhou Kasuto.
O chassi conceito 17-E BEV está em fase de desenvolvimento por meio de parceira, e passará por testes de validação seguindo o mesmo padrão de qualidade. “Para o futuro próximo, a Iveco Bus também avalia o aumento do portfólio com a opção do chassi com suspensão pneumática”, informou o executivo.
O chassi 17-E BEV possui características próprias de robustez que o tornam ideal para linhas distribuidoras e alimentadoras urbanas e para fretamento corporativo, permitindo que operações que atualmente utilizam os chassis de 17 toneladas possam também ter uma opção de eletrificação. Este ônibus tem autonomia de 120 km, com quatro pacotes de bateria, e de 250 km com oito pacotes de bateria.
eDaily Minibus
O outro modelo, a eDaily Minibus, é um veículo adaptável para diferentes missões de transporte de passageiros com a sua plataforma modular, segundo Kasuto. “A tração traseira e baterias permitem um alcance máximo de até 300 km e potência de 140 kW com 400 Nm de torque. O uso de energia pode ser otimizado com o Driving Mode Selector, que permite extrair a potência máxima ou minimizar a absorção de energia. Este ônibus elétrico também oferece três modos regenerativos, incluindo o One-Pedal Drive para facilitar a condução, convertendo a energia da frenagem cinética em eletricidade, reduzindo o consumo de energia e o desgaste das pastilhas de freio”, explicou.
Este ônibus pode ter até três baterias de 37 kWh cada, com capacidade total de 111 kWh. As baterias de íons de lítio produzidas pela FPT Industrial são instaladas dentro do chassi, minimizando o impacto na carroceria. Elas têm alto nível de densidade energética, além de peso reduzido. O modelo é flexível, podendo ser recarregado em carregadores públicos, tomadas industriais e tomadas domésticas. A tomada de carregamento frontal (carregador on board) é de fácil acesso, independentemente de onde o cabo vem. Com dois pacotes de bateria tem autonomia de até 200 km.
A eDaily Minibus é produzida na Europa e, antes de chegar ao mercado, passou por testes e validações na Europa e no Brasil. “Componentes críticos foram testados em bancadas específicas, enquanto o veículo completo foi submetido a rigorosos testes de durabilidade em condições reais, incluindo diversas missões de uso urbano, intermunicipal e rodoviário”, esclareceu Kasuto.
O executivo de marketing comentou que a Iveco Bus acredita na eletrificação nas cidades brasileiras e apresenta uma opção viável e adaptável a realidade dos sistemas de transporte. “Na Lat.Bus 2024 exibimos a eDaily Minibus para entender a demanda do produto no mercado local e o chassi conceito 17-E BE, que está em fase de desenvolvimento, pretendemos produzi-lo localmente.”
Daily Minibus a gás
A Iveco Bus também apresentou a linha Daily Minibus – chassi 17-210 G movido a gás natural e biometano para o transporte urbano – e chassi 17-280, que estreia a versão com suspensão pneumática.
O chassi 17-210 G, com tecnologia do motor FPT Industrial de 210 cv de potência e 760 Nm de torque, permite que seja operado com gás natural ou biometano. A autonomia pode chegar a até 350 quilômetros, com até nove cilindros para armazenamento. O tempo de abastecimento é de cerca de 20 minutos.
No chassi 17-280, a suspensão pneumática é composta por bolsões de ar (dois na dianteira e quatro na traseira) e batentes auxiliares, válvulas niveladoras de altura (um na dianteira e dois na traseira), amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. A versão atende a demanda de clientes que buscam uma nova solução de ônibus com motor frontal em operações urbanas, de fretamento e rodoviárias, de curta e média distância.
Daily Minibus novas versões
A Daily Minibus ganhou novas versões para o transporte escolar, fretamento, executivo e turismo. O modelo 30-160 estreia na configuração escolar, desenvolvida como nova opção para customização com teto-baixo, permitindo acesso em garagens e áreas de embarque onde a altura é limitada. E o modelo para 15 passageiros + motorista é uma opção de entrada para o profissional autônomo de transporte escolar.
Para a Daily Minibus 50-180 são duas novas versões: a primeira sem a porta lateral corrediça (PLC), com entrada dos passageiros pela porta dianteira e corredor livre; e a Hi-Matic executive, que traz acabamento e poltronas de alto padrão e transmissão automática de oito velocidades.
Segundo a Iveco Bus, a Daily Minibus 50-180 sem PLC oferece mais agilidade no embarque e desembarque e rentabilidade, já que dispensa a manutenção da porta lateral corrediça. Desenvolvida pela TCA Transformações Veiculares, parceiro da empresa, a versão tem maior espaço no salão de passageiros, o que facilita a acomodação nos assentos, trazendo mais praticidade ao dia a dia. A versão é baseada na Daily Vetrato, que vem com janelas de fábrica e preparada para ser implementada como uma van.
A Daily Minibus 50-180 Hi-Matic executive apresenta novo padrão de conforto e luxo no segmento de vans de passageiros, com acabamento e poltronas de alto padrão, além da transmissão ZF-8HP, com oito velocidades, que proporciona trocas de marchas suaves e rápidas. A caixa automática é extremamente robusta, e com diferentes funções, como Eco Mode, Kick Down, Creep Mode.
Em todas as versões a Daily Minibus é equipada com o motor FPT F1C de 180 cavalos, que garante força nas subidas e agilidade nas saídas, sem comprometer o consumo de combustível.
Segundo Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina, o aumento de portfólio apresentado pela Iveco Bus na Lat.Bus 2024é resultado da recente reorganização global da marca, com foco no potencial de crescimento no Brasil e América Latina. “Essa dedicação às necessidades do mercado é apoiada por prioridades estratégicas, que tem como principal objetivo aprimorar a jornada da empresa, conduzindo a transição energética e estendendo a liderança além dos mercados europeus bem estabelecidos, em que somos líderes de mercado” disse Fetzner.