A Azul coloca em prática mais uma iniciativa que irá contribuir para os avanços em seu plano estratégico de ESG, suas ações para redução de emissão de carbono e seu Programa de Eficiência de Combustível (PEC). A partir de agora, todos os seus clientes que desembarcam e embarcam remoto no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, contarão com o apoio de nove vans elétricas da JAC Motors como transporte – em substituição aos veículos a diesel usados atualmente para este trabalho em solo.
A substituição de toda a frota de veículos em VCP, segundo a empresa, foi feita após um estudo da equipe de transportes da companhia para avaliar todos os custos-benefícios envolvidos nesse tipo de operação. Os resultados foram não só aprovados, como devem motivar um plano de mudanças que possa providenciar a troca dos veículos que hoje atuam em 36 aeroportos onde a Azul opera.
De acordo com Daniel Tkacz, vice-presidente de operações da Azul, além de uma economia para a companhia, o uso de veículos elétricos nas operações de solo nas bases oferece vantagens que valem o investimento. “Os novos veículos elétricos devem manter o conforto de sempre aos clientes e ainda colaborar com os planos da companhia rumo à cada vez melhor eficiência no uso de combustível e ao cumprimento de suas metas de proteção ambiental e sustentáveis”, afirma.
O executivo se refere a dados do estudo que mostraram que, em um ano, só na base de VCP, essas nove vans poderão evitar a emissão de cerca de 112 toneladas de CO2 na atmosfera. E não é só: os custos com a manutenção desses novos veículos podem chegar a ser 70% menores em relação aos convencionais – que devido à baixa velocidade que precisam transitar na pista tinham mais risco de problemas técnicos, como até mesmo falhas e necessidade de troca do motor. Outra grande vantagem será poder abastecer e providenciar reparos na base, sem precisar que o veículo se ausente da operação.