Mototáxi: solução que é problema

Podcast do Transporte faz ampla cobertura sobre esta crescente – e perigosa – forma de transporte. E mais: os modelos elétricos serão as estrelas da Lat.Bus 2024

O serviço de mototáxi entrou definitivamente no radar da mobilidade urbana e dos transportes públicos. Essa opção oferece diversas vantagens, por ser um meio mais barato e rápido, além de gerar muitos empregos. Mas  a entrada crescente do mototáxi nas grandes capitais pelas bigtechs, como  99 e Uber, está se tornando um imenso fator de risco. O número de acidentes com moto aumenta de maneira alarmante, gerando mortos e feridos.

O Podcast do Transporte fez uma ampla matéria sobre o assunto com especialistas, reportagem, análises e números colhidos pela NTU Associação Nacional de Transportes Urbanos.  

O sinistro que ampliou  as discussões sobre os mototáxis

Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, levantou em primeira mão as imagens de um acidente grave com um mototáxi invadindo a faixa exclusiva de ônibus na região metropolitana de São Paulo, que matou a jovem passageira e chamou a atenção de todo o país.

A voz do Nordeste em defesa da segurança no transporte público 

Roberta Soares é uma jornalista especializada em mobilidade e tem escrito matérias no Jornal do Commercio em Pernambuco, chamando a atenção para os mototáxis. Já faz algum tempo, ela vem alertando sobre o tamanho do perigo das motos por aplicativos e as brechas na legislação, com foco no Nordeste.

ANTP:  sem moto com passageiros

A ANTP tem uma posição firme sobre a questão do mototáxi e não recomenda que a motocicleta seja usada como transporte de passageiro remunerado, seja como mototáxi ou aplicativo. Luiz Carlos Néspoli, superintendente da ANTP, defende essa visão há anos e alerta sobre os diversos riscos em entrevista ao no Podcast do Transporte.

Estrelas elétricas na Lat.Bus 2024

A expectativa para a Lat.Bus vem crescendo conforme os dias do evento se aproximam. Faltando praticamente um mês para a abertura, Márcia Pinna, editora da Technibus, traz um panorama do que esperar em relação ao evento, com os elétricos como as estrelas e os fabricantes se movimentando para trazer grandes lançamentos.

O trajeto de uma batalhadora do volante

Na coluna Mulheres do Transporte, vamos conhecer Lucilene Santos, motorista na Viação Santa Brígida de um ônibus convencional, categoria B, na ligação entre a Vila Olímpia e Pirituba na cidade de São Paulo. Ela compartilha sua trajetória, incluindo as dificuldades enfrentadas devido ao preconceito, refletindo na escassez de mão de obra feminina nesta função na mobilidade urbana.

Informação com análise é no Podcast do Transporte.  Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto.  Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP

LEIA TAMBÉM:

Decreto suspende mototáxi em São Paulo

Serviço de mototáxi pode chegar a São Paulo

Veja também