Mercedes-Benz: siga a estrela para a Lat.Bus 2024

Vice-presidente de vendas e marketing peças e serviços ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, vê mercado em alta por mais cinco anos e eletrificação mais complicada do que na Europa

 

A Mercedes-Benz avisa que vai desembarcar na Lat.Bus Transpúblico em agosto em grande estilo, com um megastand cheio de modelos, peças e serviços. Walter Barbosa, VP de vendas, marketing, peças e serviços ônibus da Mercedes fala sobre essa presença da Mercedes no maior evento do setor neste ano de 2024 e discorre também sobre o otimismo com que a empresa vê o mercado nos próximos cinco anos, com o PAC, o Fundo Clima e o programa Mover, de incentivo à inovação e industrialização.

Por que a eletrificação de frotas na Europa parece ir melhor que aqui? 

Com a matriz na Europa, o vice-presidente de ônibus da Mercedes-Benz no Brasil conhece muito bem a realidade da eletrificação por lá e lista as diferenças principais que complicam o movimento por aqui. Mas que ninguém duvide: Walter Barbosa assegura que os ônibus elétricos vieram para ficar e que o processo de eletrificação só precisa de uma correção de rota.

Pioneira fala da chegada à cabine de comando dos trens

Há trinta anos um pequeno grupo de mulheres conseguia entrar em uma área até então exclusiva dos homens: a cabine de comando dos trens das ferrovias paulistas! Nossa convidada da coluna Mulheres do Transporte, Andrea Karla Monteiro, foi uma dessas pioneiras e narra os desafios de um tempo em que nem banheiro feminino havia para as funcionárias, além de apontar as conquistas que hoje viraram realidade corriqueira no seu dia-a- dia como supervisora de tráfego das linhas 8 e 9 da Via Mobilidade.

Ônibus lentos aumentam o custo operacional. Mas como ganhar mais velocidade?

O mais recente relatório da SPTrans informa que a velocidade média dos ônibus na capital paulista caiu: em 2022, a média foi de 17 km/hora. No ano passado, 16. O engenheiro Aílton Brasiliense, presidente da ANTP, pontua que um entrave comum à velocidade é a operação inadequada de faixas e corredores exclusivos e até dos BRT, porque não basta só implantar. O trabalho é diário e de longo prazo, garante o especialista.

 Informação com análise é no Podcast do Transporte.

Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify ou no seu agregador predileto. 

Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br

O Podcast do Transporte é um produto do

Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP.

Veja também