Márcia Pinna Raspanti
A prefeitura de São Paulo reafirma que a meta da atual gestão é substituir 20% da frota de ônibus da cidade por modelos movidos a energia limpa até 2024, o que corresponde a 2,6 mil veículos. Até agora, a cidade conta com 149 ônibus elétricos movidos a bateria. Os veículos estão sendo entregues de acordo com a capacidade produtiva dos diversos fornecedores envolvidos no processo de construção, informa a SPTrans.
Para ingressar no sistema municipal de transporte público todo modelo de ônibus deve atender aos requisitos previstos no seu “Manual dos Padrões Técnicos de Veículos”. Especificamente os movidos a baterias devem atender ao “Manual dos Padrões Técnicos de Veículos – Tração Elétrica”.
Segundo a SPTrans, não cabe a ela fazer a homologação de veículos ou plantas. Quando apresentado um novo veículo, a gestora verifica se o modelo está em conformidade com o padrão técnico exigido e as legislações vigentes. Já a avaliação de desempenho é feita nas vias públicas da cidade, com aferição da aceleração, desaceleração e a capacidade de subida em rampa. Caso esteja em conformidade, ele é aceito para operar no sistema.
Segue lista dos modelos de ônibus elétricos já aprovados pela SPTrans e os que estão em análise:
LEIA TAMBÉM:
São Paulo recebe mais 15 ônibus elétricos
Ônibus elétricos da Mercedes-Benz devem entrar em operação em janeiro na capital paulista