Prefeitura de SP anuncia ampliação de frota de ônibus elétricos

Cerca de 50 ônibus elétricos com a infraestrutura de recarga serão incorporados à frota da cidade a partir de setembro, em parceria com operadores de linhas municipais

A Enel X e as empresas de ônibus Ambiental, Transpass, do consórcio Transvida, e Transwolff assinaram um acordo para entregar à população da cidade cerca de 50 novos ônibus elétricos, que começarão a rodar, gradualmente, a partir do mês de setembro. O investimento da Enel X nesta primeira etapa do projeto é de cerca de 30 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 160 milhões. A iniciativa faz parte do projeto da prefeitura da capital paulista de renovação da frota de ônibus para coletivos com tecnologias menos poluentes na cidade.    

O acordo prevê, inicialmente, 50 ônibus produzidos pela com carroceria Caio e eletrificação da Eletra. Além destas primeiras unidades, as negociações entre a Enel X e outros parceiros, como operadores e demais montadoras homologadas pela SPTrans, envolvem a possibilidade de aumentar a frota elétrica do município até o fim de 2024. 

A Enel X será responsável pela oferta de um serviço integrado de mobilidade elétrica, em uma parceria que envolve as montadoras que fabricam e vendem ônibus elétricos e empresas que operam frotas de ônibus. As entregas da Enel X incluem a disponibilização dos ônibus elétricos, a infraestrutura de recarga a ser instalada nas garagens das operadoras, carregadores da Enel X Way, e toda a tecnologia por trás das soluções para o suporte ao monitoramento da operação dos veículos elétricos. A Enel Trading, comercializadora do grupo, disponibilizou também a oferta de energia renovável certificada no mercado livre para atender à demanda de energia para a recarga dos veículos nas garagens dos ônibus.  

A experiência permitirá aos cidadãos uma avaliação sobre a qualidade e as vantagens dos ônibus elétricos. A expectativa é que o uso contínuo desta tecnologia ajude no planejamento do futuro da mobilidade em São Paulo e em outras cidades brasileiras, com a substituição gradual das frotas. Será possível comparar a operação destes ônibus com os veículos tradicionais, movidos a óleo diesel. 

“Eletrificar a frota de ônibus na maior metrópole do Brasil é um passo fundamental para criar um modelo de cidades mais sustentáveis no País. A Enel X está empregando toda sua experiência de líder em mobilidade elétrica na América Latina para impulsionar a eletrificação do transporte coletivo no País, o que traz benefícios diretos aos usuários e à população”, diz Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X Brasil. 

A Enel X gerencia a infraestrutura da segunda maior frota de ônibus elétricos do mundo, com cerca de 6,3 mil veículos. O Brasil é um país promissor com enorme capacidade renovável, fabricação local de tecnologia de ônibus elétricos e uma frota significativa nas grandes cidades”, completa. 

A modernização da frota de ônibus faz parte do programa de metas da prefeitura de São Paulo, que prevê atingir, até 2024, 20% da frota total composta por ônibus elétricos. A medida está entre as ações municipais previstas para o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas, já que a tecnologia permitirá a redução de poluentes no município. 

Os ônibus elétricos representam uma redução de ao menos 50% nos custos de manutenção e de pelo menos 65% nos custos com combustível, na comparação com veículos movidos a diesel, segundo estimativas da Enel X e dos fabricantes de ônibus elétricos do mercado. A economia significativa nos custos com a eletrificação a médio e longo prazos torna a ampliação da frota competitiva economicamente. 

Divulgação

Veja também

Por