A Iveco Bus apresenta a nova versão híbrida do ônibus intermunicipal Crossway, que é compatível com combustíveis renováveis XTL (X-To-Liquid),sendo equipada com um motor Cursor 9, em conformidade com a norma Euro 6 Step E. O modelo está disponível em três comprimentos: com 10,8, 12 ou 13 metros, nas versões Pop e Line. Os ônibus Crossway já têm mais de 65 mil unidades produzidas.
Giorgio Zino, head de operações comerciais Iveco Bus na Europa, afirma: “A introdução da nossa tecnologia híbrida à linha Crossway permitirá aos operadores de transporte aproveitar uma grande redução em custos de energia e emissões de CO2 em comparação com os modelos de combustão interna. É uma alternativa concreta à disposição dos clientes. Com esta adição, fortalecemos ainda mais a capacidade da nossa marca de fornecer a mais ampla oferta sustentável do mercado, confirmando a nossa estratégia de impulsionar a transição energética com uma combinação de tecnologias e consolidando a nossa liderança como um dos principais players em mobilidade sustentável na Europa.”
Uma solução simples –
A tecnologia híbrida oferecida pela Iveco Bus está disponível com a caixa de câmbio Voith DIWA NXT, combinada com um potente motor de recuperação elétrica de pico de 35 kW. O motor funciona como um acionador de partida e gerador para recuperar a energia cinética acumulada durante as etapas de desaceleração e frenagem, tudo isso com uma bateria LTO de alta energia (48 V) montada no teto. O motor elétrico é compatível com o motor Cursor 9 durante as etapas de partida.
De acordo com o fabricante, com essas funções, o novo Crossway Hybrid economiza muito mais combustível do que sua versão não híbrida. Além disso, ao combinar combustíveis renováveis, essa nova solução híbrida reduz ainda mais as emissões de CO2. O modelo tem um novo design frontal que inclui os novos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) em conformidade com a próxima GSR (General Safety Regulation), com previsão de ser implementada em julho de 2024.
Várias opções de modelos–
Com a adição do novo modelo à respectiva família de produtos para linhas intermunicipais, a marca oferece agora uma ampla escolha multienergética entre:
- Crossway Pop e Line, 10,8, 12 e 13 metros, compatível com XTL, equipado com um motor Tector 7 ou Cursor 9, em conformidade com a norma Euro 6 Step E.
- Crossway CNG Pop e Line, 12 e 13 metros, compatível com biometano, equipado com um
motor CNG Cursos 9 em conformidade com a norma Euro 6 Step E. - Crossway CNG Hybrid Pop e Line, 12 e 13 metros, compatível com biometano, equipado com um motor CNG Cursor 9 em conformidade com a norma Euro 6 Step E.
- Crossway B100 Pop e Line, 10,8, 12 e 13 metros, equipado com um motor Tector 7 em conformidade com a norma Euro 6 Step E.
O Crossway Hybrid, produzido na fábrica da Iveco Bus em Vysoké Myto, na República Tcheca, já pode ser encomendado. As primeiras unidades serão entregues na Espanha no próximo mês de julho.