Porto Alegre irá testar ônibus elétrico da Ankai 

A cidade passará a conta com 12 ônibus elétricos em sua frota, e a administração municipal informa que está aberta a testar modelos de diferentes fabricantes

O ônibus da chinesa Ankai, marca chinesa que chega ao Brasil representada pelo Grupo SHC, assim como os outros dois que estiveram em circulação na capital gaúcha, atenderá por 60 dias os usuários da linha 520.3 Triângulo/ 24 de Outubro/ Auxiliadora. O veículo tem capacidade para 70 passageiros e uma autonomia de 250 km/h. A estrutura é de aço com manganês, para tornar o modelo mais leve e resistente.  

Segundo a prefeitura, Porto Alegre irá receber 12 ônibus elétricos que ingressarão neste primeiro semestre na frota. Oito foram adquiridos da Marcopolo pelas empresas VTC e Nortran e quatro são da marca Caio/Eletra e foram adquiridos pela empresa Sudeste. Junto com a tecnologia para carregá-los que será colocada nas garagens, os coletivos têm um custo total de R$ 38 milhões. A compra é subsidiada pela prefeitura.

Os ônibus elétricos vão circular em duas linhas escolhidas para priorizar rotas entre 180 km a 230 km de percurso diário por veículo e garantir a utilização total da bateria, além de reduzir a taxa de substituição com baterias de maior capacidade. São as linhas 178.1 Praia de Belas elétrica, que vai do Terminal Azenha ao terminal Centro, na avenida Borges de Medeiros, e a Integradora, que será criada entre o Terminal Azenha até o Terminal Borges de Medeiros. A redução de emissão de gases poluentes é estimada em 1.000 toneladas por ano.

LEIA TAMBÉM:

Ankai, do Grupo SHC, traz ônibus elétricos para o mercado brasileiro

Veja também

Por