Viação Catarinense completa 96 anos

Para celebrar seu 96° ano de história, empresa oferece, somente nesta sexta-feira (12), 40% de desconto em todas as rotas interestaduais que opera

Em 13 de abril de 1928, nascia em Blumenau a “Empreza Auto Viação Catarinense”, a primeira de transporte rodoviário de passageiros do país. A rota inaugural, ligando a cidade à capital Florianópolis, era feita por uma jardineira com capacidade para cerca de 16 passageiros, que percorria 160 km de estrada de barro, duas vezes por semana. Cada viagem durava cerca de 12 horas – atualmente, o trecho é completado em aproximadamente duas horas.

Segundo a empresa, a criação da Catarinense abriu as portas para que o transporte rodoviário de passageiros se difundisse no Brasil. Pois, até então, se não fosse percorrido a pé, a única forma de ir de um município a outro era alugando um automóvel, algo que apenas pessoas com alto poder aquisitivo tinham condições de arcar, investindo cerca de 200 mil reis. Já o bilhete da jardineira custava apenas 30 mil reis e ainda com margem para negociação.

Ao longo dessas mais de nove décadas, as jardineiras que só conseguiam transportar 16 passageiros por vez evoluíram para ônibus modernos, cheios de aparatos tecnológicos e com capacidade de levar mais de 60 pessoas por viagem, com mais conforto e segurança. A Viação Catarinense não só se modernizou, mas cresceu, passando das duas cidades atendidas para as atuais 147, a maioria concentrada no estado de Santa Catarina.

Em 1995, a empresa passou a integrar o Grupo JCA e a ampliar rotas também em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nos últimos cinco anos, percorreu mais de 170 milhões quilômetros de estradas, o que corresponde a mais de quatro mil voltas em torno da terra, para conectar 14 milhões de passageiros a algumas das principais cidades das regiões Sul e Sudeste do país.

A mais recente renovação de frota da empresa foi realizada no começo deste ano, com a chegada de 70 ônibus, sendo 36 deles double-decker (de dois andares), que contam com as mais avançadas tecnologias de segurança embarcadas, com diversas funções de Advanced Driver Assistance Systems (ADAS). 

“Santa Catarina já faz parte da história do Brasil por diversos acontecimentos. E nos dá muito orgulho saber que a criação da Viação Catarinense está entre esses marcos. Foi no estado onde a empresa nasceu e segue crescendo, estando presente na memória afetiva de diversas gerações de catarinenses. Temos muita gratidão por tudo o que esse povo fez e faz pela marca, e esperamos continuar fazendo parte da vida de tantas pessoas”, declara Anuar Helayel, diretor da Viação Catarinense.

Celebrar viajando

Em alusão ao seu 96° ano de história, a Auto Viação Catarinense oferece a seus clientes um desconto de 40% em todas as rotas interestaduais que opera. A condição especial é válida para compras feitas apenas nesta sexta-feira (12) e poltronas reservadas de 20/04 a 30/05. A utilização do cupom NIVERCAT96 garante o desconto no valor final das passagens adquiridas. Seu uso é válido para todas as categorias de poltronas disponíveis em cada rota. 

Veja também

Por