Premiação do Grupo JCA reconhece melhores práticas em direção

Direção segura, eficaz e qualidade no atendimento ao passageiro são alguns dos itens fundamentais que norteiam a análise feita a cada mês, culminando na premiação final após um ano

Reconhecer e multiplicar as melhores práticas em direção e atendimento ao passageiro são alguns dos principais objetivos da premiação Motorista Padrão Premium, desenvolvida pelo Grupo JCA. Criado há dois anos, o programa avalia e premia os profissionais em três momentos durante o ano: mensalmente todos os motoristas que atingirem os requisitos garantem uma premiação; uma recompensa trimestral extra, quando batem os números por três meses consecutivos; e os que se mantiverem no alto nível de alcance dos requisitos, podem ser reconhecidos anualmente como um “Motorista Padrão Premium’. Todas as premiações pagas aos motoristas são em dinheiro.

Nessa semana, foram premiados os 50 motoristas que garantiram as melhores pontuações durante todo o ano passado. Ao lado de seus familiares, os profissionais puderam confraternizar e celebrar juntos o reconhecimento como “Motorista Padrão Premium”. O evento foi realizado em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, na sede da empresa no país, em São Bernardo do Campo.

Quem levou a premiação principal da noite foi Ricardo Severiano da Silva, motorista da Auto Viação 1001. Wesley Mário do Santos, que é motorista da Viação Cometa e já está no Grupo JCA há mais de sete anos, também foi um dos premiados, assim como Lúcio Santana Chaves, que está há quase dois anos na empresa.


Motoristas Padrão

O programa foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer todos os esforços dos motoristas não apenas em seus desempenhos no dia a dia da operação, mas também por estarem sempre dispostos a se capacitarem cada vez mais por meio dos treinamentos oferecidos a eles. Outro ponto levado em consideração é a capacidade de multiplicar conhecimento, identificando pontos de melhorias em todos os profissionais, a fim de que estejam mais preparados para os desafios diários. Como critério de avaliação, foram considerados itens que dizem respeito tanto à performance técnica do motorista quanto o perfil comportamental com passageiros e colegas. As avaliações são mensais e há premiações a cada mês para todos os que atingirem os níveis exigidos pelo programa. 

Todos os profissionais iniciam o mês com 100 pontos computados a seu favor. A partir daí, o motorista pode ou não ser despontuado a partir de condutas simples, mas não adequadas na direção e que podem comprometer a segurança da viagem. Multas, a falta de aderência a cursos de capacitação e reclamações diretas de passageiros também contribuem para que o profissional tenha sua nota reduzida. Por outro lado, os elogios dos clientes também têm força. Cada um garante dois pontos extras para o motorista.

As análises e pontuações são feitas e consolidadas em um sistema integrado entre os dados coletados dos veículos operados pelos motoristas e os critérios que mantêm ou descontam pontos do Programa Motorista Super Premium. Essa ferramenta fica disponível para consulta tanto dos profissionais quanto dos instrutores. É por meio dela que os colaboradores já podem ter ideia se conseguiram manter ao menos 90 pontos mensalmente – que é o que garante o profissional entre os premiados do mês. E se conseguir garantir essa ou pontuação superior em três meses consecutivos, o motorista recebe ainda premiações trimestrais, totalizando até 15 bonificações, ainda sem contar a anual.


Outra diretriz do Motorista Super Premium é a de identificação e capacitação a partir de oportunidades de melhoria dos motoristas. O Programa de Apoio Individual (PAI) identifica os profissionais que estão perdendo pontos muito rapidamente e os inclui nesse programa extra, a fim de oferecer suporte individual para contribuir com uma elevação de performance, isso por meio de atividades lúdicas individuais e em grupo, além de conteúdo teórico focado nos temas a serem desenvolvidos e que fazem parte da análise do Motorista Super Premium.

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