BRT do Rio de Janeiro inaugura terminal em Guaratiba

O equipamento é um dos quatro terminais que estão sendo construídos na cidade, a partir da ampliação de antigas estações

A prefeitura do Rio inaugura o terminal Magarça, em Guaratiba, que faz parte do corredor Transoeste do BRT, o primeiro instalado na capital, em 2012. O equipamento é um dos quatro terminais que estão sendo construídos na cidade, a partir da ampliação de antigas estações. Curral Falso, Mato Alto e Pingo d´Água estão em obras atualmente.

A abertura do terminal Magarça acontece três meses após a inauguração da Nova Transoeste, que teve 31 quilômetros de calhas revitalizadas. Com a recuperação das pistas, a administração municipal iniciou a transformação de estações em terminais, um investimento de R$ 180 milhões.

O terminal Magarça ganhou um novo módulo, conectado ao já existente, e um terminal alimentador de ônibus e vans, vindos da estrada do Magarça. No local foi construído ainda um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas.

Revitalização-

A prefeitura informa que, em dezembro de 2023, foi entregue uma Nova Transoeste ao carioca. Foram revitalizados 31 quilômetros da calha do BRT, onde o pavimento de asfalto foi substituído por concreto. Os investimentos ultrapassaram R$ 221 milhões, e as obras levaram 18 meses.

Formalizada por decreto em 23 de março de 2021, a intervenção da prefeitura do Rio na empresa privada BRT S/A, concessionária que operava o modal, foi seguida de uma série de medidas de requalificação do serviço prestado à população.

Veja também