Belém (PA) renova frota com 300 ônibus Mercedes-Benz

Setransbel liderou a negociação de suas associadas, que resultou na aquisição de 307 chassis Mercedes-Benz OF 1721 L para 19 empresas que operam em Belém e na região metropolitana

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) adquiriu 300 chassis OF 1721 L, com suspensão pneumática, distribuídos entre 19 empresas operadoras do transporte coletivo local. Os primeiros ônibus começaram a ser enviados às encarroçadoras em janeiro, com previsão de entrega total ainda neste primeiro semestre de 2024.

“O investimento realizado integralmente por nossas associadas supera R$ 250 milhões na renovação da frota e amplia a participação da marca Mercedes-Benz em nossa operação, que precisa de equipamento confiável, robusto e de baixa manutenção, para garantir maior conforto ao usuário. Com essa renovação, colocamos Belém e a sua região metropolitana na vanguarda, iniciando uma nova era na mobilidade urbana local”, destaca Paulo Gomes, presidente do Setransbel.

“A realização de todo esse investimento foi viabilizada através do acordo inédito e histórico firmado com o governo do estado e com a prefeitura de Belém, no qual foi estabelecida a desoneração do ICMS e do ISS, que reduziu significativamente o impacto tributário para as empresas e por consequência para a tarifa. Por fim, destacamos que esta renovação vai trazer benefícios para os usuários do transporte coletivo, para as cidades atendidas e para as operadoras do sistema”, diz Gomes.

A nova frota de veículos Euro 6 prepara Belém com uma frota sustentável para sediar, em 2025, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Além da suspensão pneumática, os novos ônibus também oferecem aos passageiros ar condicionado, wi-fi e outros acessórios, para levar mais conforto e praticidade para os usuários do transporte coletivo urbano local.

Os motores Mercedes-Benz com exclusiva tecnologia BlueTec 6 reduzem drasticamente as emissões de Óxidos de Nitrogênio e Material Particulado, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar para os usuários de ônibus e para a população com um todo.

Mobilidade sustentável-

“A forte presença dos ônibus da nossa marca na renovação de frota em Belém contribui para o perfil mais ecológico que está sendo aplicado ao sistema de transporte coletivo urbano da Região Metropolitana. Além disso, nossos ônibus se destacam pela robustez, baixo consumo de combustível e excelente custo operacional, o que resulta em rentabilidade para as empresas operadoras”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Belém já olha com muita atenção para os elétricos. A Mercedes-Benz também tem solução em seu portfólio, com o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a bateria, cujas primeiras entregas já estão sendo feitas a empresas de São Paulo, capital. Ou seja, os clientes encontram tudo o que precisam dentro da nossa marca”, diz Barbosa.

Suspensão metálica ou pneumática

Oferecido nas versões com suspensão metálica ou pneumática, o chassi OF 1721 é indicado para transporte urbano de passageiros e também para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nestes casos, recebe carroceria de ônibus rodoviário.

Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de quatro cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm.

Veja também

Por