CEO da Marcopolo: elétrico ou hidrogênio?

Em entrevista exclusiva, André Armaganijan indica o futuro da descarbonização

A Marcopolo é uma potência brasileira que nasceu em 1949, em Caxias do Sul com apenas 15 funcionários e que hoje tem duas fábricas na sua cidade natal no Rio Grande do Sul, uma no Espírito Santo e ainda plantas na Argentina, Colômbia, México, África do Sul e China, além de 3 unidades na Austrália. Tudo isso quer dizer que os veículos que a Marcopolo faz rodam em mais de 120 países espalhados pelos cinco continentes.

Agora, no ano passado, a empresa ganhou um jovem CEO. Com menos de 50 anos de idade, André Armaganijan, engenheiro formado em mecatrônica na USP e com especialização na FGV e na Universidade de Chicago, tornou-se o novo líder dessa potência e o Podcast do Transporte fez uma entrevista exclusiva com ele no nosso estúdio avançado na Arena ANTP. Dentre os vários tópicos, Armaganijan conta como os ônibus devem se mover nos próximos anos. O futuro é elétrico ou vem com hidrogênio?

Jabiracas e gambiarras

Ruben Bisi, presidente da Fabus, dos fabricantes de carrocerias, volta ao Podcast do Transporte para lembrar a todo mundo que a descarbonização pode fazer uma rota variada, retirando as jabiracas que batem lata pelas ruas do país e evitando, inclusive, o risco de tarifas mais altas e uma consequente fuga de passageiros.

O defensor do retorno do programa RENOVA do governo federal fala ainda sobre a capacidade do mercado para atender as demandas do setor, sobre o efeito das eleições deste ano sobre as encomendas e faz um questionamento que o Podcast do Transporte também tem feito: onde está a infraestrutura de cabos, subestações e tudo mais para carregar frotas de ônibus elétricos? Ou será que vai virar gambiarra?

Furos na bolha

Historicamente, a porta de entrada para o setor do transporte nunca esteve escancarada para as mulheres. Mas há mudanças acontecendo e Letícia Pineschi, há quase 25 anos atuando no mercado, fala da sua experiência na nossa coluna Mulheres no Transporte.

Conselheira e porta-voz da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Interestadual (ABRATI), além de Gerente de Marketing e Relações Institucionais do Grupo Guanabara, Letícia Pineschi discorre sobre algumas barreiras existentes e sobre como tanto as empresas de transporte quanto as mulheres podem – e devem! — encarar esses desafios.

Fretamento ocasional ganha banho de tecnologia

O fretamento ocasional andava em franco descompasso com o ritmo da sua clientela em um tempo em que todo mundo quer tudo no modo “pra-já”. Mas a brasileiríssima Fretatech criou uma solução tecnológica completa para o segmento. 

André Soares, o CEO da jovem empresa, explica como conseguiram transformar a enorme montanha de variáveis que envolvem cada cotação em negociações rápidas e certeiras para os operadores do fretamento ocasional e sobre como a novidade  venceu até a resistência das operadoras.

Sun Tzu e o transporte

Sun Tzu foi um general, estrategista e filósofo chinês que viveu muitos séculos antes do ano zero da nossa era e é considerado um exemplo de sabedoria a ser seguido. E lá de longe na linha do tempo ele parece que já via mesmo o que íamos viver hoje, na chamada sociedade da informação, porque ele já dizia: “Informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode estar contra você”.

Pois se Sun Tzu atuasse em qualquer setor do transporte de passageiros sobre rodas ou trilhos nos nossos dias, temos certeza de que ele ia seguir o Podcast do Transporte. Afinal de contas, nada nem ninguém acompanha tão de perto o que acontece nesse mercado, dando voz e vez para as certezas, as dúvidas, as novidades, os personagens, os rumos e as análises dos fatos.

Então, vem cá no www.podcastdotransporte.com.br ou encontre a gente no Spotify ou no seu agregador preferido de podcasts. Só não deixe de acompanhar, porque você talvez não seja nem general nem filósofo, mas com certeza é um estrategista e sabe o valor que a informação tem. Lembrando que temos episódio novo e gratuito toda quarta-feira, e que você também pode nos encontrar nas mídias sociais.

Veja também