BRT-ABC entra na 2ª fase das obras após licença ambiental
O trecho autorizado pela Cetesb inclui a pista que vai até o terminal Sacomã, em São Paulo
Publicado em 02/02/2024 por Márcia Pinna

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu no final de janeiro a licença ambiental de instalação da segunda fase das obras do BRT-ABC, que agora começará a chegar a São Paulo. Nessa etapa, será construída a pista a partir da divisa de São Bernardo do Campo até o terminal Sacomã, no Ipiranga.
A licença compreende a avenida Lauro Gomes, avenida Marginal, rua Michel Saliba, rua Aída e rua do Grito, em São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo. A Fase 2, com extensão de 11,8 km, inclui 13 paradas, quatro viadutos, três pontes e quatro passarelas.
A licença ambiental de instalação foi mais uma etapa do processo de licenciamento do sistema viário do BRT-ABC, um dos mais importantes projetos de transporte urbano da Grande São Paulo. O BRT-ABC é um sistema rápido de ônibus elétricos movidos a bateria, com recarga por rede aérea. No total, terá 18 km de extensão, podendo atender até 600 mil passageiros por dia.
Será operado por 92 ônibus totalmente elétricos fabricados pela Eletra, empresa brasileira de tecnologia de tração elétrica com sede em São Bernardo.
1ª FASE
A Fase 1 do BRT-ABC já está praticamente concluída conforme o cronograma, incluindo a moderna parada em frente ao shopping Metrópole, no centro de São Bernardo. A parada Metrópole terá ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antes do embarque, acesso em nível aos veículos e facilidades para pessoas portadoras de deficiência. Será o modelo para as demais 15 paradas previstas no trajeto.
Terá também o sistema de transporte inteligente (ITS), um conjunto de ferramentas tecnológicas para o controle de toda a operação. O ITS municiará os gestores do BRT-ABC de informações em tempo real sobre horários dos ônibus, condições de trânsito, lotação etc., garantindo a interoperabilidade entre as paradas e o futuro centro de controle operacional, no terminal São Bernardo.
A Fase 1 começou nas avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes e terminou na avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos, divisa com São Caetano. As obras deste trecho incluíram preparação do pavimento e concretagem de um trecho de 2,5 km da pista em São Bernardo.
BRT-ABC EM NÚMEROS
Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras;
Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade);
Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã);


