BRT Sorocaba fecha 2023 com 16 milhões de passageiros transportados

Para 2024, empresa espera ampliar o volume de passageiros com o trecho Oeste, chegando a 83 mil passageiros por dia em toda operação na cidade


O sistema BRT Sorocaba encerra o ano de 2023 com um saldo de aproximadamente 16 milhões de passageiros transportados. Desse total, 5.520.827 circularam pelo Corredor Itavuvu e Terminal Vitória Régia, 3.373.822 passaram pelo Corredor Ipanema e Terminal São Bento e o restante embarcou em um dos oito corredores estruturais distribuídos pela cidade. 

Houve um aumento de passageiros se comparado ao ano de 2022, o que confirma a adesão dos sorocabanos ao transporte coletivo. As estações que apresentaram um maior fluxo de passageiros foram Itavuvu, Ipanema, Maria Antônia Prado e Santa Cecília. Pelo terceiro ano consecutivo, a operação apresenta um crescente volume de usuários.

Gustavo Barata, diretor de relações institucionais, explica que apesar de faltarem alguns dias para o fim do ano é possível avaliar que o ano se encerra de maneira favorável para o sistema. O uso do transporte coletivo é uma necessidade e acreditamos que a tendência é trazermos cada vez mais passageiros. Temos acompanhado a experiência do passageiro de perto e isso nos ajuda a ter uma visão sobre o que eles estão achando. Estamos entrando num processo de maturidade do sistema e, a cada ano, notamos avanços significativos”, explica.

Para 2024, a projeção é que a operação ganhe mais 30% de passageiros devido à ativação do Corredor Oeste, terceiro e último trecho do projeto. Será esperada a circulação de 83 mil usuários por dia em toda a operação. Com a conclusão total do projeto serão mais de 2,2 milhões de usuários atendidos por mês.

Este corredor fará a conexão do eixo Leste-Oeste, ligando esses dois extremos da cidade. Ao todo, o trecho fará a interligação com os cinco corredores estruturais já em funcionamento nas regiões sul, leste e no centro. “O sorocabano é quem ganha mais uma vez, tanto em agilidade nos deslocamentos, como em conforto no transporte público de qualidade, com ônibus modernos e equipados”, complementa o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto.

O Corredor Estrutural Oeste está em fase final de implantação nas avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, com ligação pelas ruas Américo Figueiredo e Benedito Ferreira Teles, até o novo Terminal Ipiranga. Foi instalado todo o mobiliário urbano, houve a padronização de 35 pontos de parada, sendo que o terminal no Jardim Ipiranga e a estação de integração (Miniterminal) no Jardim Tatiana estão em etapa de finalização.

Veja também

Por