Tiago Zanette, diretor comercial da Comil: “Para 2023, as tendências mostram um primeiro semestre mais retraído para novos pedidos, por causa da lei emissão de poluentes (Euro 6), em vigor desde janeiro, e das expectativas em relação à política econômica do novo governo para esse início de ano”

A meta da empresa é manter neste ano o mesmo volume de ônibus exportado em 2022, que totalizou 229 unidades, sendo 212 modelos rodoviários, 14 urbanos e três micro-ônibus – do total de 1.309 ônibus produzidos

Technibus – A Comil encerrou 2022 com 229 ônibus vendidos para o mercado externo. Para quais mercados foram destinados os veículos?

Tiago Zanette Os veículos foram destinados para diversos países da América Latina, principalmente o Peru e o Chile.

Technibus – Qual modelo de ônibus foi o destaque nas exportações de 2022, entre os rodoviários, urbanos e micro?

Tiago Zanette O maior destaque foi o modelo Campione Invictus DD.

Technibus – Qual a meta da Comil em relação às exportações para 2023?

Tiago Zanette A meta é manter o volume exportado em 2022.

Technibus – Como está a receptividade do mercado internacional para a compra de ônibus brasileiros com a retomada dos negócios depois da pandemia?

Tiago Zanette O mercado internacional, está voltando gradativamente aos números da pré-pandemia, com exceção de alguns locais como Argentina (afetada mais pela política econômica), e alguns países da América Central, que ainda sentem o impacto da pandemia.

Technibus – O que a Comil tem feito para vencer a concorrência e conquistar novos negócios no exterior?

Tiago Zanette Continuamos entregando aos clientes qualidade nos produtos, além de um excelente custo benefício.

Technibus – Atualmente, qual o principal mercado para as exportações da Comil?

Tiago Zanette Hoje o principal mercado é a América do Sul.

Technibus – No Brasil, quem comprou os 1.080 ônibus – dos 1.309 modelos produzidos no ano passado?

Tiago Zanette No Brasil, temos um mercado bem pulverizado, com clientes em todos estados. Nossa carteira é composta por clientes que realizam grandes compras, bem como clientes que adquirem apenas uma unidade.

Technibus – Desses 1.080 ônibus, quantos são modelos rodoviários, urbanos e micros

Tiago Zanette Produzimos 800 rodoviários, 161 urbanos e 119 micros para o mercado brasileiro.

Technibus – Qual a estimativa da Comil em relação ao mercado brasileiro de ônibus em 2023?

Tiago Zanette Para 2023, as tendências mostram um primeiro semestre mais retraído para a comercialização de novos pedidos, principalmente em função da lei emissão de poluentes (Euro 6), em vigor desde janeiro, e também das expectativas em relação à política econômica do novo governo para esse início de ano. Para o segundo semestre, entendemos que essas duas ponderações tendem a ser resolvidas, e assim, teremos um maior volume de comercialização de novos pedidos de ônibus.

Technibus – Qual modelo a empresa espera maior demanda neste ano?

Tiago Zanette Entendemos que a maior demanda para Comil será nos modelos rodoviários com motor traseiro e fretamentos com motor dianteiro.

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