Recarga digital avança no transporte coletivo da Bahia

Levantamento realizado pelo aplicativo KIM mostra que mais de 350 mil pessoas utilizam o app para recarregar cartão de passagem no estado e 85% das transações são realizadas pelo PIX

O uso de novas tecnologias por parte dos passageiros vem crescendo nas cidades da Bahia, de acordo com um levantamento realizado pelo aplicativo KIM. Com sede em Belo Horizonte (MG), e presente em mais de 50 localidades pelo Brasil, o KIM tem 57% dos usuários concentrados em território baiano, onde atende, além da região metropolitana de Salvador, Alagoinhas e Feira de Santana, abrangendo 15 municípios e alcançando mais de 350 mil cidadãos no estado.

Segundo a pesquisa, um dos fatores que ajudam a impulsionar o uso do aplicativo na região são as possibilidades de pagamentos digitais como transferência, cartão de débito, crédito, inclusive parcelado, boleto e PIX – sendo este o responsável por 85,5% das transações realizadas pelo app. “Essa forma instantânea de fazer transações logo foi incorporada ao KIM para realizar recargas, trazendo uma comodidade a mais para quem utiliza a funcionalidade, sem necessariamente precisar de um cartão de crédito, por exemplo, ou de esperar para o pagamento por boleto cair”, diz Rubens Filho, CEO do KIM.
 
O KIM chegou primeiro a Salvador, em 2017, desde então, expandiu sua atuação e vem investindo em melhorias e facilidades para o deslocamento dos cidadãos. Além de recarregar o Metropasse, Alagoinhas Card, Via Feira e o SalvadorCard, neste último, por exemplo, o aplicativo permite consultar os horários e paradas dos ônibus em tempo real, solicitar a primeira e segunda via do cartão, bloquear o cartão em caso de perda e roubo, para quem tem a versão identificada, e ainda fazer revalidação do cartão de transporte dos estudantes – público que representa 55% dos usuários do app na região.
 
Segundo a empresa, o investimento em tecnologias para aprimorar o aplicativo dobrou em 2022 em relação ao ano anterior. Com isso, o faturamento também aumentou em creca de 70%. De acordo com Rubens Filho, o foco para 2023 é continuar aperfeiçoando as funcionalidades do app e ajudando o cidadão no dia a dia. “Nosso objetivo é simplificar a vida das pessoas ao máximo e apoiá-las em vários momentos com nossas funcionalidades, seja para o trabalho ou lazer, como foi nossa atuação no Expresso Salvador, transporte oficial do Carnaval da cidade.”
 
Rubens Filho também destaca a importância de soluções que tornem as cidades mais inteligentes e proporcionem uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. “Em 2022, chegamos à Feira de Santana e implementamos o QR Code para pagamento da passagem diretamente pelo celular, trazendo mais agilidade nos deslocamentos. Queremos proporcionar esse e outros benefícios para a região metropolitana e a capital Salvador também.”

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