Carteira do Google permite agora comprar bilhetes do Metrô e da CPTM

A partir de agora, pagamento poderá ser feito por cartões de crédito ou débito, via Google Pay, sem custo adicional ou taxas

Márcia Pinna Raspanti

A Autopass e o Google anunciam que, a partir desta quarta-feira (1º de março), passageiros poderão usar a carteira do Google para comprar e armazenar as passagens do Metrô-SP e da CPTM. O recurso oferece um novo canal de compra dos bilhetes QR Code, emitidos pela plataforma TOP.

O processo de digitalização nos pagamentos para os sistemas de transporte coletivo tem crescido nos últimos anos. Segundo uma pesquisa do Google, 42% dos consumidores querem digitalizar o pagamento das tarifas de metrô, ônibus e trens. Rodney Freitas, CEO da Autopass, conta que em um período de um ano e meio de implementação do serviço de venda de passagens digitais, foram emitidos 215 milhões de QR Code. “Isso mostra como a digitalização está sendo bem aceita pela população”, diz.

O uso da carteira do Google é mais um passo nessa direção. “Essa parceria com a Autopass é importante para esse processo de digitalização. A empresa vai se junta a outras 400 empresas de transporte que já usam a carteira do Google. A nova seção de bilhetes de transporte é uma maneira rápida e fácil de comprar passagens, pagar tarifas e guardar os bilhetes em um só lugar”, comenta Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações para pagamentos do Google Brasil.

Rodney Freitas comenta que o objetivo da empresa é criar um ecossistema amigável para melhorar a jornada do passageiro. “Já estamos testando o uso da carteira do Google em ônibus. E até o fim do primeiro semestre devemos terminar esses testes e começar a implementar esse modelo. A ideia é expandir essa solução”, informa.

Para fazer uso da nova funcionalidade, que atualmente pode ser usada apenas no metrô e nos trens da CPTM, basta acessar a carteira do Google (disponível na Play Store) e tocar na opção ‘Adicionar à Carteira’, localizada no canto inferior direito da tela inicial. Depois, é preciso selecionar o item ‘Cartão de transporte público’ e, em seguida, o passageiro encontrará a opção de compra de bilhetes por cidade, basta selecionar a região de São Paulo e seguir as instruções para efetuar a compra.

O passageiro poderá comprar até dez bilhetes unitários por meio do aplicativo de uma única vez. O pagamento poderá ser feito por cartões de crédito ou débito, via Google Pay, sem custo adicional ou taxas. Após encerrar a compra, o bilhete QR Code estará disponível na tela inicial da Carteira do Google. O passageiro, então, precisará apenas aproximar ao visor da catraca a tela do smartphone com o código, aguardar a verificação e seguir viagem.

 “A Autopass será a primeira empresa brasileira a utilizar a carteira do Google para disponibilizar uma solução prática e intuitiva, de uso rotineiro na mobilidade urbana. Desta forma, unimos o pioneirismo das duas empresas para maior comodidade dos passageiros do transporte coletivo, simplificando jornadas e inovando em prol da cidade”, diz Rodney Freitas.

No Brasil, além de São Paulo, já existe integração com o metrô do Rio de Janeiro e de Brasília. No entanto, é a primeira vez que o aplicativo ganha uma integração com uma plataforma para que a compra e o armazenamento do bilhete sejam feitos a partir da carteira do Google no Brasil.

A carteira do Google reúne em um único lugar tudo o que você precisa, sem a necessidade de acessar vários aplicativos. Nela, é possível guardar cartões de crédito e débito de diferentes emissores, incluindo Bradesco, Itaú, Nubank, e comprovantes de vacinação. Além disso, é possível salvar ingressos para eventos comprados por meio de plataformas como Sympla e Ingresso.com e cartões de embarque da Gol e Latam. Para baixar o aplicativo da carteira do Google, basta acessar a Play Store.

Veja também

Por