Volvo Buses avança no mercado latino-americano

No Brasil, onde a Volvo foi a fabricante que mais cresceu em volumes, foram licenciados 658 veículos em 2022, o que corresponde a um crescimento de 79%

No segmento de ônibus, 2022 foi teve um ano histórico para a Volvo, com 1.967 veículos vendidos na América Latina e crescimento de 94%, o que representou 34% de participação nas entregas mundiais da marca em 2022. “A América Latina tem uma forte representatividade nos negócios da Volvo Buses global. Os países da nossa região são estratégicos para nosso negócio”, declarou André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.

No Brasil, onde a Volvo foi a fabricante que mais cresceu em volumes, foram licenciados 658 veículos em 2022, o que corresponde a uma expansão de 79% em relação ao ano anterior. “Foi o maior crescimento percentual entre todas as marcas que atuam no país”, destacou Marques.

O segmento rodoviário teve 391 chassis licenciados no Brasil ano passado, com expansão de 220% sobre o ano anterior, impulsionada pelo fim das medidas de distanciamento e pelo gradativo retorno à normalidade, com muitas pessoas voltando a viajar e a fazer turismo por via terrestre.

No segmento de urbanos, a Volvo também teve bom desempenho em 2022, com a venda de 240 veículos para São Paulo e de 100 chassis articulados para o sistema BRT do Rio de Janeiro. “São negócios que demonstram a confiança do mercado em nossa oferta de veículos e serviços para sistemas de grande capacidade, com ônibus de alta robustez e desempenho, com baixo consumo de combustível”, disse o presidente.

A Volvo entregou ainda no ano passado 566 chassis para Santiago, capital do Chile. Deste total, 474 unidades foram ônibus convencionais e 92 articulados, que corresponderam a 87% da nova frota Euro 6 da cidade. “A Volvo tem uma longa experiência em Santiago, participando desde o início do sistema da cidade, com uma grande reputação de oferecer veículos seguros e avançados”, disse o presidente.

Também foram exportados 99 ônibus para a Guatemala, (69 deles embarcaram apenas no início deste ano). Os veículos dessa última entrega vão rodar no novo sistema chamado Tu Bus, que pretende integrar as rotas de alimentação com o sistema Transmetro, a moderna estrutura de transporte público de passageiros da Cidade da Guatemala, a capital do país.

Veja também

Por