BRT Sorocaba implanta tecnologia da Optibus

A solução foi implementada para auxiliar no planejamento operacional, execução dos serviços, digitalização dos processos e na tomada de decisões

A Concessionária BRT Sorocaba anuncia a contratação da israelense Optibus para a implantação da plataforma SaaS de programação e planejamento do transporte público. A solução visa automatizar o sistema proporcionando o aumento da eficiência e de agilidade na operação.

Segundo a empresa, por meio de uma solução baseada em algoritmos de otimização e inteligência artificial, a operação passará a ter as alterações e ajustes de rede automatizadas e simplificadas. Gerando mais assertividade nos serviços e melhor previsibilidade para as equipes envolvidas em todas as etapas da operação.

A plataforma da Optibus cria diversos cenários com indicadores de desempenho e com a visualização dos processos de modo digital e em nuvem. Na prática, a plataforma deve ajudar na programação de rotas, na frequência ideal de viagens, na mudança de horário de partida para uma determinada linha, na agenda da tripulação, na mensuração de resultados, na geração e análise de cenários complexos, bem como, na projeção de situações.

Para Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, investir na solução da Optibus é reforçar ainda mais a essência do BRT Sorocaba como um projeto altamente inovador. “Trazer a inteligência artificial para dentro dos ônibus elevará o nível dos nossos serviços e ofertará melhorias diárias para a população que utiliza o transporte. Teremos decisões dirigidas por dados e ações personalizadas conforme cada necessidade. Contratamos tecnologia de ponta de uma startup “Unicórnio” (empresa com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão e que possui foco em tecnologia, inovação e vanguarda do setor) e isso nos motiva ainda mais para aperfeiçoamos a operação que é tida como referência em mobilidade para cidades de médio porte”, destaca.

A Optibus é uma plataforma de software como serviço (SaaS) que não demanda de investimento e nem de suporte de TI e já é utilizada em mais de duas mil cidades no mundo, com equipes espalhadas por todos os continentes, incluindo um time de mais de 30 pessoas no Brasil. A solução já é adotada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.

Recentemente, a Optibus também foi selecionada como o software de planejamento para a operação do BRT do Rio de Janeiro. Em maio de 2022, a Optibus recebeu uma rodada de investimentos Série D, no valor de US$ 100 milhões e o preço de mercado de empresa atingiu a cifra de US$ 1,3 bilhão, tornando-se o primeiro Unicórnio com um negócio totalmente voltado ao setor de transporte público.

De acordo com André Vieira, diretor regional da Optibus para o Brasil, a implementação do sistema em Sorocaba será uma inspiração para operadores do transporte público de outras cidades, pois no curto prazo, será  possível identificar que a plataforma entrega uma solução eficiente em termos operacionais e financeiros. ”Realizamos uma operação piloto no BRT Sorocaba e identificamos que o sistema comportou todas as regras da operação e foi capaz de fornecer as funcionalidades e o conhecimento necessário aos operadores do BRT Sorocaba, entregando planejamentos otimizados da operação e ajudando-os a lidar com mais assertividade e rapidez com os desafios atuais e futuros da operação”.

A inteligência artificial fará o mapeamento de dados em uma operação que transporta 53 mil passageiros por dia, com ônibus que circulam, em 91 pontos de parada distribuídos em cinco corredores estruturais nas Zonas Norte, Sul, Centro e Leste da cidade, em 22 estações ao longo dos corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) e nos terminais Vitória Régia e São Bento. Quando o Corredor Oeste (terceiro e último previsto no projeto BRT) for ativado, ele também será contemplado com a solução.

“Sempre tivemos uma riqueza de dados sobre a operação. Agora, elevamos ainda mais o patamar. Projetaremos diferentes tipos de normas ou exigências que possam surgir. Tudo isso irá melhorar a qualidade dos serviços e a experiência do passageiro”, diz Ferreira.

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