Maiores do Transporte & Melhores do Transporte

A cerimônia de premiação das empresas que mais se destacaram no setor de transportes reuniu cerca de 350 convidados, entre empresários, executivos, autoridades e representantes das mais importantes entidades do mercado

Márcia Pinna Raspanti

Uma grande celebração marcada pelo clima de otimismo, assim foi a premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2022, promovida pela revista Transporte Moderno. Em sua 35ª edição, a cerimônia reuniu mais de 350 convidados no Clube Monte Líbano, em São Paulo, para homenagear as empresas que mais se destacaram no setor.

As vencedoras são classificadas com base nos balanços financeiros de 2021, analisados por uma equipe especializada contratada pela OTM Editora. As empresas ligadas ao transporte rodoviário e ferroviário de passageiros – sejam operadoras, fabricantes ou prestadoras de serviços – marcaram presença no evento.

A Expresso Guanabara foi a empresa premiada no segmento de transporte rodoviário de passageiros e a melhor entre os operadores de transporte. Digitalização, inovação e administração austera são os principais pilares da gestão de sucesso da Guanabara. “No ambiente desafiador é que aparecem as inovações. Otimizamos alguns processos, focamos no atendimento remoto”, conta Paulo Alencar Porto Lima, diretor executivo da empresa.

A Viação Pioneira, que atua no Distrito Federal, é a melhor entre as empresas de transporte metropolitano de passageiros, e tem como marca o foco nas ações ligadas à sustentabilidade. “Na minha opinião, todas as empresas precisam ter a sustentabilidade como uma prática dentro dos seus processos porque está muito claro que o planeta está sofrendo com impactos ambientais em consequência das atividades humanas. É uma responsabilidade de todos e nosso dever deixar uma boa qualidade de vida para as gerações futuras”, avalia Auristela Constantino, uma das acionistas da empresa.

A Univale ficou à frente no segmento de fretamento e turismo, além de alcançar a maior receita operacional nessa categoria. “Nosso maior investimento é em veículos. No ano de 2021, investimos R$ 42 milhões, e nesse ano de 2022, serão R$ 58 milhões”, conta Luiz Peixoto, diretor executivo da companhia. “Pelo segundo ano consecutivo fomos agraciados com os prêmios de Maior e Melhor empresa do segmento de fretamento e turismo, o que indica que estamos no caminho certo e ainda mais com a chancela da Transporte Moderno, revista referência em transportes e logística”, completa Peixoto.

A Concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo venceu na categoria de transporte ferroviário de passageiros, e celebra a volta dos passageiros após a pandemia. Na indústria ferroviária, a Amsted Maxion foi a premiada.

Melhor entre as fabricantes de carrocerias para ônibus e a melhor da indústria, a Marcopolo alcançou resultados favoráveis em 2021 e 2022, e está confiante na recuperação do mercado de ônibus no próximo ano. “Existe demanda reprimida para a renovação de frota. Outro aspecto importante é o aumento da procura de viagens por ônibus devido à elevação nos preços das passagens aéreas”, comenta Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.

Entre as fabricantes de peças para caminhões e ônibus, o destaque foi a Acumuladores Moura. “A Moura completou 65 anos recentemente e celebra a sua posição de vanguarda e líder de mercado na América do Sul”, afirma Felipe Godoy, gerente de negócios corporativos da Rede Moura.

A Prodata Mobility Brasil também mantém a liderança entre as empresas de sistemas de bilhetagem. Já a Autopass foi agraciada pela décima vez consecutiva como a melhor operadora de sistemas de bilhetagem eletrônica.

“Participar de eventos como este é sempre uma ótima oportunidade de prestigiar o reconhecimento de outras empresas e profissionais que também contribuem para o avanço da mobilidade. Além disso, reencontrar parceiros e amigos é sempre positivo e engrandecedor”, disse Rodney Freitas, CEO da Autopass.

Também foram homenageadas as empresas com maior receita operacional de cada categoria: CPTM, Viação Metrópole, Viação Piracicabana e Greenbier Maxion.

Veja também

Por