Sistema de transporte de Guaratinguetá passa a aceitar PIX

O pagamento das tarifas poderá ser feito diretamente na catraca por meio da solução de bilhetagem eletrônica digital da X4Fare

Márcia Pinna Raspanti

O sistema de transporte público da cidade da Guaratinguetá, no interior paulista, passa por um processo modernização, com a transição da bilhetagem eletrônica tradicional para a bilhetagem digital (na nuvem) com software desenvolvido pela X4fare. Essa transição deve ser concluída em 2023. Além do novo software, os validadores atuais serão substituídos pelo hardware da Foca-Braun.

A solução da X4fare já está em funcionamento e a população pode fazer o pagamento das passagens com o PIX em toda a frota, composta por 30 ônibus. “O nosso software, que faz toda a inteligência do sistema, pode ser instalado em qualquer validador ou celular. A solução funciona tanto on-line quanto off-line. Os dados da operação são enviados em tempo real, permitindo que o operador e o gestor tenham as informações relevantes, assim como o próprio passageiro”, conta Diogo Andrade, diretor de produto da X4fare.

Atualmente, cerca de 35% dos usuários do transporte público do município utilizam dinheiro como forma de pagamento e não são identificados pelos operadores, pois não são cadastrados. Os demais ainda utilizam o cartão de transporte para pagamento da tarifa, tendo que se deslocar até a sede da empresa para recargar os créditos ou para atualizar dados de sua conta. Com o desenvolvimento da tecnologia da X4fare, os cartões de transporte podem ser substituídos por um smartphone  ou qualquer outro token digital.

Segundo a empresa, o nível de segurança é elevado, pois um sistema ABT comporta muito mais checagens de segurança, mecanismos de diminuição de risco e detecção de fraude do que os sistemas atuais. Os meios digitais proporcionam ainda ganho em relação ao relacionamento com o consumidor e possibilidade de extensão de pagamentos para outros modais de transporte, como por exemplo bicicletas, metrôs, táxis e ônibus de cidades vizinhas.

Ainda segundo a X4fare, a digitalização dos processos de pagamento, gera maior transparência e governança aos controles da arrecadação, política de subsídios e remuneração dos concessionários do transporte público. Para os operadores de transporte, esta é uma oportunidade de atrair novos clientes, após anos de queda na demanda de passageiros, além de redução dos seus custos operacionais, eliminação de lojas físicas, transporte de dinheiro.

Com essa nova solução, a população de Guaratinguetá agora possui uma carteira digital personalizada chamada NuBus, onde o próprio cliente pode baixá-la por meio das lojas do Google ou Apple e realizar seu cadastro de forma simples, incluir seu crédito pelo smartphone através da ferramenta de recarga de créditos desta carteira digital. 

Andrade informa que a empresa tem atuado também no transporte rodoviário. “Temos vários projetos no segmento rodoviário, e estamos com alguns pilotos no urbano. Ganhamos ainda a licitação em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, e vamos implementar o sistema em Marataízes, no Espírito Santo. Há um cliente nosso do transporte rodoviário que adquiriu a ferramenta para suas operações urbanas também, inclusive com a mesma carteira digital e a possibilidade de integração”, diz.

Em Guaratinguetá, com a introdução da bilhetagem digital, a X4Fare espera que o número de clientes não cadastrados e que usam dinheiro como forma de pagamento seja reduzido para 5% no primeiro ano de uso da solução, já para clientes que utilizam o cartão físico a expectativa é que 90% migrem para o ambiente digital.

A solução possui um sistema de BackOffice específico para empregadores que disponibilizam vale-transporte, em que o próprio empregador cria a carteira digital de seus funcionários e realiza a gestão dos créditos dos seus colaboradores. O cadastro de estudantes também poderá ser feito de forma digitalizada, sem necessidade de filas e deslocamentos.

A nova bilhetagem digital tem mais essas funcionalidades: pagamento com PIX direto na catraca, carteiras digitais personalizadas, comunicação em tempo real com os clientes, campanhas de cashback e descontos, informações em tempo real, controle de receitas acessórias, criação de programas tarifários em tempo real, maior transparência e segurança dos dados, câmara de compensação (Clearing).

De acordo com Andrade, a X4fare trabalha com parcerias. “Como não fabricamos o hardware, buscamos parceiros nessa área. E podemos trabalhar com as próprias empresas de bilhetagem que já estão no mercado para produzir o equipamento”, conta.

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