A Mercedes-Benz do Brasil sediou, entre os dias 17 e 18 de novembro, um evento especialmente concebido para clientes da América Latina e outros continentes. Realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o “Mercedes-Benz Bus Product Experience” foi promovido pelo Regional Center Daimler Latina em conjunto com a Daimler Trucks & Buses Overseas, da Alemanha.
O primeiro dia de atividades foi dividido em quatro workshops. Um deles foi dedicado ao lançamento de novos chassis de ônibus rodoviários O 500: o modelo RS 1945 4×2 e o RSD 2448 6×2 “El mas Potente”, mais potentes e com novos itens de tecnologia de segurança. As maiores potências atendem especialmente às demandas de clientes que operam em grandes altitudes, como na região andina do Chile e do Peru.
O 2º workshop foi dedicado ao portfólio completo de chassis de ônibus urbanos e rodoviários, de motorização Euro 3 a Euro 6, produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil. Juntamente com apresentações técnicas estavam expostos modelos das linhas LO, OF e O 500, que são fornecidos também com motorizações que atendem outras normas de emissões, de acordo com a padronização dos países para onde esses veículos são exportados.
O 3º workshop destacou os avanços da Mercedes-Benz do Brasil no campo da eletromobilidade, com foco especial no eO500U. Este é o primeiro chassi de ônibus elétrico urbano da marca, que foi lançado este ano para os clientes brasileiros, já estando disponível também para outros mercados.
Os participantes do evento tiveram a oportunidade de circular no eO500U e no novo O 500 RSD 2448 num test-drive por dentro da própria fábrica, atividade do 4º workshop do primeiro dia.
Visita à linha de produção 4.0 –
O segundo dia do evento teve início com uma visita à linha de produção 4.0 de chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Na sequência, os encarroçadores Caio Induscar, Comil, Irizar, Marcopolo e Mascarello apresentaram seus portfólios de ônibus urbanos e rodoviários a partir de chassis Mercedes-Benz.
Encerrando o evento, os visitantes participaram da customer experience, uma dinâmica de confraternização baseda em valores e hábitos da cultura brasileira.
“Nós tivemos dois dias intensos dedicados aos negócios dos clientes de ônibus, promovendo um formato inovador de apresentar soluções completas de chassis e carrocerias”, afirma Mauricio Yamamoto, gerente sênior do centro regional latina Ônibus. “Fechamos o evento com um jantar temático brasileiro, a fim de fortalecer a imagem do nosso país, não somente na capacidade industrial, mas também com a nossa cultura, culinária e alegria.”
“Foram dois dias de intensas e dinâmicas atividades com um grupo expressivamente numeroso de clientes de vários países em nossa casa”, diz Jens Burger, diretor geral do centro regional Daimler América Latina.
“O fato de contarmos com a presença de encarroçadores, que são nossos parceiros de longa data, ampliou ainda mais o alcance do evento. E mais do que destacar a competência e experiência da nossa empresa, fomos além e promovemos e valorizamos a indústria brasileira de ônibus. Isso reafirma a importância da unidade brasileira para os negócios da Daimler Truck”, completa Burger.