Metrô do Distrito Federal passa a aceitar pagamento com cartões bancários

Projeto conduzido pelo BRB em conjunto com Mastercard e Transdata vai permitir que todas as 27 estações do Metrô-DF aceitem cartões de débito e crédito, habilitados com a tecnologia de pagamento por aproximação

A parceria entre a Mastercard, a BRB Mobilidade (operadora do Sistema de Bilhetagem Automática do Distrito Federal) e a Transdata possibilita aos passageiros do Metrô -DF o pagamento da tarifa com cartões de débito e crédito habilitados com a tecnologia de pagamento por aproximação.

A nova modalidade de pagamento já está disponível em todas as estações do Metrô do Distrito Federal . Como tarifas serão pagas apenas aproximando cartões de crédito, débito, smartphones  (com a tecnologia), smartwatches  ou pulseiras de pagamento do validador na catraca.

“Desde que acessamos o sistema de Bilhet Automática, o BRB tem trabalhado para melhorar a experiência do usuário. Primeiro, lançamos um aplicativo e o site para facilitar o dia do passageiro do transporte no DF., chegou a fase de agir com parceiros, como a Mastecard, para democratizar a alternativa de pagamento aos cidadãos”, acrescenta o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa .

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral , acrescenta que a companhia tem atuado em parceria com o BRB para modernização crescente do sistema de bilhetagem, por meio da tecnologia. “A intenção ao sistema é evitar filas, além de agilizar e democratizar o acesso do usuário”, afirma.

“Todas as soluções tecnológicas que desenvolvemos na Transdata têm como propósito melhorar a experiência de quem usa o serviço de transporte. Ao introduzir a possibilidade de pagamento com cartões de débito e crédito diretamente nas catracas, a gente oferece uma opção mais conveniente ao passageiro, que não precisa mais se preocupar em adquirir as passagens antecipadamente ou carregar cartão de transporte. Sem filas, sem preocupações, é só aproximar o cartão e viajar”, afirma Rafael Teles, diretor de produtos da Transdata.

Para a Mastercard, a iniciativa permite que a mobilidade urbana do Distrito Federal se torne ainda mais conectada, inclusiva, eficiente e responsiva às necessidades de seus usuários. “A aceleração da digitalização tem ocorrido em todos os setores e não poderia ser diferente em relação aos meios de pagamento no transporte público”, diz Fernanda Caraballo, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard.

“O Distrito Federal vem aprimorando e modernizando a mobilidade urbana, garantindo uma experiência mais ágil, prática e segura para aqueles que utilizam o transporte público, e a tecnologia de pagamento por aproximação oferece tudo isso”, completa a executiva.

Os primeiros projetos da Mastercard com essa tecnologia foram implementados em 2017 na cidade de Jundiaí (SP) e no sistema de trens do Rio de Janeiro. Posteriormente, os cartões Mastercard com tecnologia de pagamento por aproximação também passaram a ser usados nas estações de metrô do Rio de Janeiro, bem como no sistema de transporte de Rio Grande. Em 2022, o serviço passou a ser utilizado em todas as linhas de ônibus de Goiânia, Curitiba e Maceió e em parte do sistema de transporte de Londrina; e agora em todas as estações de metrô de Brasília.


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