Mercedes-Benz lança serviço de telemetria e conectividade para empresas de ônibus

A tecnologia também foi destaque na Lat.Bus 2022: a Mercedes-Benz foi uma das empresas a trazer novidades nesta área, trazendo sua nova plataforma FleetBus

A Mercedes-Benz apresentou na Lat.Bus 2022 a plataforma on-line FleetBus, que permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Segundo o fabricante, o diferencial desta solução é o monitoramento e disponibilização de informações em tempo real.

O produto está disponível para todo o portfólio da marca – incluindo o chassi de ônibus elétrico urbano eO500U. “O FleetBus é mais uma tecnologia robusta e eficiente com a qualidade e a credibilidade da nossa marca, disponível para empresas que atuam nas diversas aplicações urbanas e rodoviárias”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Essa ferramenta inovadora foi totalmente desenvolvida no país, dentro da realidade do transporte de passageiros e de acordo com o perfil dos frotistas do setor. Trabalhamos neste serviço 4.0 pensando em todos aqueles que estão envolvidos no ecossistema do transporte responsável, seguindo, aliás, os pilares ESG da nossa empresa.”

Segundo Barbosa, além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO, que é o custo operacional total ao longo da vida útil do ônibus. “Essa novidade poderá ser contratada pelos clientes ainda este ano e contará com novas funcionalidades a partir de 2023.”

Idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, o FleetBus está disponível para todos os segmentos de ônibus do mercado, envolvendo modelos Mercedes-Benz zero km Euro 6 da linha 2023 e veículos produzidos desde 2012 (Euro 5). Na preparação dos ônibus é necessária a instalação de um kit de conectividade composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas que poderá ser adquirido na rede de concessionários da marca.

“Com o FleetBus, estamos entrando numa nova era de Serviços 4.0 da Mercedes-Benz para clientes de ônibus, fortemente marcada pela telemetria e conectividade”, destaca Barbosa. “Dessa forma reforçamos o maior portfólio de serviços do Brasil para acompanhar a evolução do mercado e dos nossos clientes. Afinal, eles também estão avançando muito com conceitos da Indústria 4.0.”

O novo Serviço 4.0 da Mercedes-Benz para Ônibus foi criado e desenvolvido juntamente com empresas de grande experiência no mercado brasileiro e também latino-americano, norte-americano e europeu. O portal de acesso foi desenvolvido pela Clever Devices, que tem grande experiência em ITS (sistemas inteligentes de transporte) e telemetria.

Entre as principais funcionalidades do FleetBus destacam-se o diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados (informações sobre onde e quando os eventos ocorreram) e sistema de diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de condução.

Com interface Web e uso intuitivo, o novo serviço promete mais vantagens aos clientes, contribuindo, por exemplo, para que os ônibus da frota fiquem mais tempo em circulação, gerando resultados e rentabilidade. Além disso, a redução no consumo de diesel traz o benefício de menos emissão de poluentes.

Com a ferramenta Safety Score, o sistema contabiliza o número de ativações dos recursos de segurança dos ônibus, como o ACC (piloto automático adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e vários outros.

O sistema também monitora itens de desempenho e economia, como as falhas e paradas que podem ser evitadas a partir de informações precisas em tempo real. No caso do eO500U serão monitorados entre outros itens, a carga atual da bateria, a autonomia do veículo e o consumo médio de energia por quilometro rodado.

Com essas informações, o gestor da frota verifica a operação do ônibus e o comportamento de condução. A avaliação do desempenho do motorista pode, por exemplo, ajudar em ações de aprimoramento da condução e de treinamento.

Como o hardware já sai instalado de fábrica (item opcional), não há risco de interferência na eletrônica do veículo. Por meio do Fleetbus, o cliente receberá informações diretamente do CAN dos ônibus Mercedes-Benz, que agrupa informações oriundas dos módulos eletrônicos do veículo, que monitoram várias funções, como motor, transmissão, freios, painel de instrumentos. Todos esses módulos conversam pela rede CAN, onde as informações e dados trafegam com total privacidade.

A proteção contra interferências externas preserva a segurança dos dados e também a qualidade do sistema, evitando riscos de falhas por intervenções indevidas e não autorizadas. “Quem entrega os dados aos clientes e assegura sua robustez é a própria Mercedes-Benz. Com isso, só a nossa empresa e os clientes têm acesso às informações de telemetria do sistema CAN”, diz Barbosa. “Ou seja, vamos oferecer mais segurança, proteção e confiabilidade para os gestores das empresas de ônibus”.

O FleetBus foi desenvolvido conforme as novas normas de proteção de dados LGPD e GDPR. Além disso, traz o conceito de Arquitetura Cyber Security desde fábrica, estando protegido de invasão indevida.

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