Mercedes-Benz projeta vendas de 21 mil ônibus em 2022

Se não conseguir recuperar parte da produção por causa do descompasso na logística, o mercado ficará mais próximo do projetado pela Anfavea, com 17 mil veículos comercializados no país

Sonia Moraes

A Mercedes-Benz prevê que o mercado de ônibus termine 2022 com 21 mil veículos emplacados, um pouco acima de 2019, quando foram vendidos 20.741 veículos. Até junho, foram vendidos 7.297 ônibus no mercado brasileiro, 2,6% abaixo do mesmo período de 2021 (7.493 unidades).

“Se não conseguir recuperar parte da produção por causa do descompasso na logística, o mercado ficará mais próximo do projetado pela Anfavea, tendo 17 mil veículos comercializados no país”, disse Walter diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz, durante coletiva de imprensa on-line.

Somente de ônibus escolares são dez mil veículos para serem entregues neste ano, referentes à licitação de sete mil ônibus no ano passado e de 3,5 mil deste ano. Deste total, 2,6 mil veículos são da Mercedes-Benz. A retração de 8% no emplacamento de ônibus escolares de janeiro a junho deste ano em relação aos seis meses de 2021, de 2.506 para 2.313 unidades, segundo Barbosa, é porque as entregas estão atrasadas. “A Mercedes-Benz está entregando veículos das vendas fechadas em janeiro deste ano, e todos os fornecedores têm pedidos para serem entregues até o fim deste ano porque os veículos têm motor Euro 5 e em 2023 entra em vigor a norma Euro 6”, disse o diretor.

Na avaliação de Barbosa, o segmento de rodoviários terá bom desempenho, depois da forte retração durante a pandemia. No primeiro semestre deste ano, as vendas aumentaram 159%, com 807 veículos emplacados, ante 312 no mesmo período de 2021. “É um avanço sobre uma base muito pequena, mas mesmo assim vai ser um ano muito bom, com tendência de volume maiores nos próximos anos”, disse o diretor da Mercedes-Benz. “Além do custo elevado da malha aérea, há mais empresas chegando neste mercado.”

Para o segmento de urbanos, a Mercedes-Benz projeta um ano promissor, com mais oportunidades que desafios. De janeiro a junho, as vendas cresceram 6%, alcançando 2.072 unidades, ante 1.955 veículos vendidos nos seis meses de 2021. “A situação começou a melhorar em meados de 2021, com o avanço da vacinação que permitiu o retorno de boa parte do transporte coletivo. Agora, além do ano eleitoral que faz aumentar a demanda de ônibus urbanos, as vendas que ficaram represadas por causa da pandemia começam aumentar porque os empresários querem antecipar as compras para não pagar mais caro pelos modelos com motor Euro 6”, disse Barbosa.

No segmento de micro-ônibus, apesar da queda 7%, de 1.554 veículos vendidos de janeiro a junho de 2021 para 1.448 unidades no primeiro semestre deste ano, há boas perspectivas para 2022, segundo Barbosa, porque muitos empresários estão migrando para um veículo de tamanho menor. “É um segmento que será muito bom neste ano e tende a crescer muito nos próximos anos porque atende o setor de varejo, que compra de cinco a dez carros por CNPJ de até R$ 5 milhões.” Neste mercado, a Mercedes-Benz conta com a parceria da Volare, que tem forte participação nas vendas.

De todo o mercado de ônibus, o único que ficará no vermelho este ano é o fretamento, segundo avaliação de Barbosa. De janeiro a junho, as vendas caíram 44% para 657 unidades, quando comparado com os 1.166 veículos vendidos nos seis meses de 2021. “Não será um ano ruim para o fretamento, mas por não ser mais necessário o distanciamento das pessoas no interior dos veículos, esse segmento está com sobra de ônibus, e os empresários estão reajustando a frota. A tendência para este segmento é ficar ligeiramente inferior ao que foi alcançado nos anos de pandemia, quando conseguiu bom desempenho de vendas.” 

No acumulado de janeiro a junho, a Mercedes-Benz garantiu 50% de participação em todo o mercado de ônibus, ante 38,3% em 2021, e o crescimento da empresa foi de 27%, com 3.656 veículos emplacados.

No segmento rodoviário, o seu market share foi de 75% (603 ônibus), no urbano 72% (1.485 veículos), fretamento 43,5% (286), no escolar foi de 30,6% (708 veículos) e no micro-ônibus de 39,6% (574), garantindo pela primeira vez a liderança neste setor.  “Fizemos um grande trabalho com a rede de concessionários e tivemos uma participação muito forte da Volare, que contribuiu bastante para que a Mercedes-Benz tivesse essa boa performance no segmento de micro-ônibus.” 

Barbosa destacou que o mercado de ônibus está em crescimento, com bom volume de vendas, mas por causa do descompasso na logística está havendo atraso nas entregas dos veículos para os clientes.

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