Para atender a alta demanda dos comércios online, das instituições correntistas e também de pessoas físicas, a Buslog inaugurou mais 16 lojas no primeiro trimestre deste ano, ampliando as possibilidades de pontos de coleta e de retirada de cargas.
O modelo de negócios foi implementado pioneiramente pelo Grupo JCA há 12 anos, mas a marca Buslog foi inaugurada oficialmente em 2017. “No início o envio de cargas era considerado uma receita adjacente, mas isso mudou nos últimos anos com o aumento e aquecimento do mercado e das vendas virtuais. O diferencial é que como e-commerce envolve carga fracionada e os caminhões saem para a distribuição com a carga consolidada, o que impacta no aumento do tempo de entrega, a operação por meio dos ônibus rodoviários, se tornou uma opção mais atrativa do ponto de vista logístico. Com ou sem carga, o ônibus vai partir em horários determinados, e isso atraiu os clientes”, explica Marcelo Barreto, diretor-executivo da Buslog.
Atualmente, a Buslog possui capacidade para transportar mais de 50 mil toneladas de cargas mensalmente e mantém uma carteira com cerca de 30 mil clientes, que vão de grandes empresas correntistas a e-commerces menores e até pessoas físicas. Só no primeiro trimestre desse ano, foram realizadas cerca de 390 mil entregas em cidades do Sul e Sudeste do país, sendo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Contagem (MG) e Curitiba (PR) as praças com maior volume de demanda. Em 2021, a companhia faturou R$ 50 milhões e espera ter um aumento de receita de 20% até dezembro deste ano, além de lançar mais 15 novas lojas, fora as 16 já inauguradas.
A empresa conta com a malha rodoviária percorrida pelas empresas do Grupo JCA, que tem uma frota de mais de dois mil ônibus, realizando cerca de seis mil viagens diárias. “Aproveitamos a grade de viagens já existente para embutir mais esse serviço. Um único veículo atende duas demandas distintas, então, trata-se de um escopo de negócios sustentável e que pesa menos no bolso do cliente”, complementa Barreto.
Soluções oferecidas
Distribuída em mais de 200 localidades, a Buslog atende clientes e empresas em quatro modalidades: ‘balcão x balcão’; ‘porta x porta’; ‘balcão x porta’; e ‘porta x balcão’. A escolha por uma das soluções depende da necessidade e urgência de cada encomenda.
A tecnologia de rastreio da Buslog permite que os clientes acompanhem via site o trajeto da encomenda em tempo real, desde o momento da coleta até a chegada no destino, além de fornecer todos os dados da pessoa que recebeu a entrega, proporcionando ainda mais controle e segurança na gestão do envio das mercadorias.