No primeiro trimestre de 2022, a Marcopolo registrou receita líquida de R$ 958,6 milhões, com aumento de 14,9% comparado aos primeiros três meses do ano passad0. Foram R$ 588,5 milhões provenientes do mercado interno e R$ 370,2 milhões relativos ao mercado externo.
A Marcopolo produziu 3.084 unidades no período. Deste total, 2.715 veículos foram produzidos no Brasil, 5% superior ao apresentado no ano anterior. No período, a participação de mercado da companhia na produção brasileira de carrocerias foi de 53,4%.
A produção dos ônibus rodoviários se destacou, com a retomada do turismo. As vendas deste modelo representaram cerca de 35% dos volumes entregues no primeiro trimestre deste ano, contra 13% no primeiro trimestre de 2021. Segundo a Marcopolo, os reajustes no preço dos combustíveis e a busca por viagens com conforto e menor custo contribuíram para esses resultados.
No segmento urbano, a produção da Marcopolo para o segmento foi 1.227 ônibus no primeiro trimestre do ano, enquanto no mesmo período do ano passado foram 916 veículos.
Na avaliação do trimestre, os modelos de micro-ônibus e Volare apresentaram volumes estáveis de produção. No trimestre, foram 816 veículos entregues para o programa Caminho da Escola, sendo 455 urbanos e 361 modelos Volare. A marcopolo informa que ainda serão entregues 2.685 ônibus referentes à licitação realizada em 2021.
“Esperamos um ano de 2022 mais positivo, com uma performance que tende a melhorar ao longo dos próximos meses. Temos expectativa de recuperação do mercado de rodoviários pesados, com a volta das atividades de turismo, e das linhas regulares. Contamos ainda com o sucesso no lançamento da Geração 8, que contribuiu positivamente com os resultados do primeiro trimestre”, avalia José Antonio Valiati, CFO e diretor de relações com investidores da Marcopolo.
No trimestre, a companhia apresentou um lucro bruto de R$ 112,3 milhões e lucro líquido de R$ 98 milhões. As margens foram, respectivamente, de 11,7% e 10,2%.
O Ebitda foi afetado positivamente pelo melhor mix de vendas e pelo resultado da equivalência patrimonial, resultando em R$ 51,3 milhões neste ano, com margem de 5,4%, versus R$ 23,5 milhões e margem de 2,8% no primeiro trimestre do ano anterior.
O fechamento do trimestre registrou a dívida líquida total de R$ 1,06 bilhão no final de março deste ano. Desse total, R$ 477,3 milhões foram provenientes do segmento financeiro (Banco Moneo) e R$ 587,9 milhões do segmento industrial.
América do Sul–
A produção da Marcopolo no exterior somou 369 veículos de janeiro a março de 2022. Entre os mercados de destaque para a companhia no período está a Argentina, que obteve acréscimo de 9,3% na receita líquida em uma comparação com o período correspondente do ano passado, com 106 ônibus faturados.
O mercado de rodoviários voltados ao turismo também dá sinais de recuperação em mercados importantes como Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Chile, segundo a Marcopolo.
“Com o recuo da pandemia, o ônibus se apresenta como solução ideal para se lidar com o trânsito nas grandes cidades, como melhor custo-benefício para viagens de média e longa distância e como modal adaptado para emissões reduzidas independentemente da propulsão escolhida. Seguimos vocacionados a fornecer o melhor produto para os desafios da mobilidade terrestre com conforto, segurança e novas tecnologias”, comenta Valiati.