Technibus – Qual a expectativa da Mercedes-Benz Vans Brasil para o mercado de vans de passageiros, no qual a empresa compete com a Sprinter?
Fabio Silva – Depois de dois anos de dificuldades por causa da pandemia da Covid-19, o mercado de vans de passageiros tem potencial para crescer em 2022.
Technibus – Quanto deverá crescer este mercado?
Fabio Silva – Estamos prevendo que as vendas de large vans (3,5 a 5 toneladas de PBT) de passageiros tenham crescimento de 20% a 25% neste ano, oscilando entre 7,5 mil a oito mil unidades, ante os 6.545 veículos comercializados em 2021. Será um bom resultado, mas mesmo assim é menor do que em 2019 quando foram vendidos 12,3 mil veículos no país.
Technibus – Qual foi o resultado no primeiro trimestre deste ano?
Fabio Silva – No acumulado de janeiro a março, as vendas de vans de passageiros atingiram 1,9 mil veículos, crescimento de 40% em relação ao mesmo período de 2021, e a Mercedes-Benz comercializou 828 Sprinter, ficando com 44% de market share.
Technibus – O que contribuirá para o crescimento do mercado de vans de passageiros neste ano no Brasil?
Fabio Silva – A retomada do turismo, do setor de hotelaria, a volta do trabalho presencial, retorno das aulas, de eventos, a necessidade de renovação da frota e as vendas ao governo.
Technibus – Qual destes setores está se destacando mais neste momento de retomada?
Fabio Silva – Com o fim da pandemia e o crescimento natural dos negócios, o setor de turismo e de hotelaria está voltando, e no Nordeste, região onde a Sprinter tem grande demanda, já estamos tendo a volta dos clientes consultando sobre a disponibilidade dos veículos e com a intenção de comprar novas Sprinter.
Technibus – Outros setores também estão comprando vans de psssageiros?
Fabio Silva – Sim. Com a retomada do trabalho presencial, as empresas que tiveram que se desfazer de suas frotas estão voltando as compras e, com o redimensionamento do transporte público, os empresários estão trocando os ônibus com capacidade para 48 pessoas por vans que levam de 15 a 20 passageiros.
Technibus – Como estão as vendas para o governo?
Fabio Silva – Já estamos registrando aumento nas vendas de Sprinter para o governo, desde o furgão transformado em ambulância até vans de passageiros para prefeituras para o transporte de pessoas que precisam de acessibilidade.
Technibus – E o segmento de mineração, que está bastante aquecido?
Fabio Silva – Estamos com grande demanda de Sprinter para o setor de mineração. Os clientes que prestam serviço para as mineradoras usam as vans para o transporte de funcionários.
Technibus – Qual versão da Sprinter tem maior demanda no mercado de van de passageiro?
Fabio Silva – A versão que tem maior demanda é a de 15 lugares usada no segmento de turismo, hotelaria e eventos.
Technibus – E a Sprinter de 20 lugares?
Fabio Silva – A versão de 20 lugares, a mais longa, tem demanda maior em algumas regiões do Nordeste para o transporte de passageiros dos hotéis.
Technibus – E os demais modelos?
Fabio Silva – A linha Sprinter tem o modelo com teto alto e teto baixo. O carro com capacidade para nove passageiros é o Premium usado mais para o transporte de executivo. O modelo de 15 lugarestem teto alto e variações de banco reclinável para o transporte de executivo e banco fixo para uso em lotação. A versão de 17 lugares é a maior.
Technibus – Qual é o modelo mais novo no mercado?
Fábio Silva – É a Sprinter de 19 lugares, lançada em 2020, que não tem porta na lateral, apenas frontal.
Technibus – A Mercedes-Benz tem plano especial de vendas para a linha Sprinter?
Fábio Silva – A empresa está oferecendo condições especiais de financiamento para a Sprinter com 30% de entrada e parcelas em até 60 meses, sendo que as 12 primeiras parcelas são reduzidas. A empresa oferece também 90 dias de carência para a primeira parcela.