Scania está confiante na retomada do segmento rodoviário

A empresa informou que, em breve, vai apresentar a linha de chassis Euro 6, que será ainda mais econômica e mais rentável

Sonia Moraes

A Scania mantém previsão otimista para o mercado de ônibus neste ano, especialmente no segmento rodoviário. Na avaliação de Celso Mendonça, gerente de vendas de soluções de mobilidade e potência da Scania no Brasil, as empresas do setor ainda levarão pelo menos mais dois anos para se recuperar economicamente. A estabilização da situação sanitária e a diminuição dos casos de Covid-19, com o avanço da vacinação, serão fundamentais para ditar os rumos do mercado, acredita.

“Cremos que a retomada gradual de vendas continuará ao longo de 2022. Vislumbramos um mercado mais comprador nos rodoviários, que vai continuar seu processo de disrupção com novas formas de vendas de passagens, aplicativos e digitalização”, disse Mendonça, durante evendo virtual em que Scania fez um balanço de 2021 e falou sobre as projeções para 2022.

Mendonça comentou que os clientes dos segmentos rodoviário, fretamento e urbano voltaram a contatar a empresa, no segundo semestre do ano passado, para efetivar compras e planejar as entregas para 2022. “Os volumes ainda vão aparecer”, revelou.

Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil, afirmou que em breve a empresa vai apresentar a linha de chassis Euro 6, que será ainda mais econômica e mais rentável. “Sabemos da situação econômica das empresas do setor de ônibus mais delicada pelos impactos da pandemia. Nossas soluções de produtos e serviços têm se destacado pelo baixo custo operacional, programas de manutenção que propiciam mais disponibilidade e gestão eficiente via conectividade”, destacou. A fabricante também espera comercializar mais modelos movidos a gás.

Fretamento 

Em 2021, a Scania realizou a venda do primeiro ônibus rodoviário movido a gás natural veicular (GNV) e biometano da história do Brasil para o fretamento contínuo. O modelo K 320 4×2 é operado pela Turis Silva no transporte de colaboradores da usina de aços especiais da Gerdau, localizada em Charqueadas (RS).

Segundo Mendonça, a dependência 100% do diesel fica cada dia mais difícil de ser defendida do ponto de vista da sustentabilidade, para melhorar o planeta. “As emissões de CO2 contribuem para o aumento da poluição global. A Scania, que participa da transição para um setor de transporte mais sustentável, faz parte do problema e trabalha para ser parte da solução na busca por alternativas ao diesel. Neste momento, o ideal para o Brasil é o modelo movido a gás, , que se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental”, disse o executivo.

A Scania também dispõe em seu portfólio da linha urbana a gás que oferece três modelos: K 280 4×2 (de 12,5 a 13,20 metros e capacidade de 86 a 100 passageiros), K 280 6×2 (15 metros, terceiro eixo direcional e capacidade para 130 passageiros) e o articulado K 320 6×2/2, de 18,6 metros e capacidade para 160 ocupantes. Segundo a empresa, não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. As instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Os motores já são Euro 6. A autonomia será de 300 quilômetros. Caso seja necessária uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.

Destaques –

Em 2021, o mercado de ônibus registrou alta de 0,9% com o emplacamento de 14,1 mil veículos, ante os 13,9 mil modelos vendidos em 2020 na faixa de atuação da Scania (acima de oito toneladas de capacidade de carga). A empresa vendeu 244 ônibus, o que representou uma queda de 38,1% sobre os 394 veículos comercializados de 2020, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“Apesar da queda das vendas, pelo grande impacto negativo da pandemia, chegamos a 35% de participação em nossa categoria de atuação nos rodoviários de motor traseiro. Portanto, nossas soluções estão sendo rentáveis, pois englobam produto, serviços, gestão de frota, conectividade e modalidade financeira via banco ou consórcio”, disse Mendonça.

Em 2021, os 90% dos chassis comercializados contaram com as soluções financeiras Scania. No ranking de vendas por modelo, o K 360 4×2 e o K 440 8×2 representaram juntos 78% do total. “Eles continuam nossos destaques. Foram os preferidos dos grandes frotistas, que renovaram a frota escolhendo os modelos com a melhor solução de baixo custo operacional do mercado”, enfatizou Mendonça.

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