Technibus – Quando a Mercedes-Benz começa a produção em série do ônibus elétrico?
Walter Barbosa – Começaremos a produção em série do ônibus elétrico no segundo semestre de 2022, na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
Technibus – Quando a Mercedes-Benz vai iniciar os testes com o ônibus elétrico?
Walter Barbosa – Já estamos realizando testes do ônibus elétrico eO500U em rotas urbanas com a nossa equipe de engenharia, e os testes com clientes devem começar no meio do ano.
Technibus – Como será o sistema de recarga de baterias do ônibus elétrico?
Walter Barbosa – Osistema de recarga das baterias será do tipo plug-in, no mesmo padrão utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa.
Technibus – Quando o ônibus elétrico entrar em operação normal a Mercedes-Benz vai ajudar a cobrir os custos da bateria?
Walter Barbosa – Se tratando do uso das baterias e da transição para os veículos elétricos, nós vamos oferecer serviços exclusivos e dedicados à aplicação da tecnologia elétrica, dando todo suporte e consultoria aos nossos clientes para ingressar nessa jornada da eletromobilidade, e também durante o ciclo de utilização do veículo. Esse apoio abrange tanto a implantação da nova solução nas empresas de ônibus, como a orientação para utilização mais adequada e eficiente da tecnologia.
Technibus – Como a Mercedes-Benz está se preparando para colocar em operação o ônibus elétrico?
Walter Barbosa – Estamos trabalhando em todas as frentes desse novo negócio, capacitando nossas equipes, parceiros fornecedores e a nossa rede de concessionários, a fim de preparar o segmento de transporte por ônibus para as mudanças que estão por vir.
Technibus – Qual será a aplicação do ônibus elétrico?
Walter Barbosa – E este é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade. Os ônibus elétricos, nesse primeiro momento, serão veículos para aplicação urbana, inclusive para corredor, com rotas e pontos de recargas pré-definidos, e com capacidade para carregar um número grande de passageiros. Adicionalmente, e muito importante, a lei de emissões da cidade de São Paulo vai contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura do elétrico em grandes cidades.
Technibus – Como a Mercedes-Benz vê o futuro do ônibus elétrico?
Walter Barbosa – Ao lançarmos o eO500U para o mercado, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade no Brasil, apoiados na ampla experiência que a Daimler Truck acumula em outros mercados, como na Europa, junto com o nosso entendimento da realidade das cidades brasileiras.