Marcopolo exporta 472 ônibus para a África

O primeiro lote de 109 ônibus urbanos segue para a Costa do Marfim, na maior exportação do ano da Marcopolo, de acordo com informações da própria empresa

 Marcopolo embarcou o primeiro lote de 109 ônibus urbanos de um total de 472 adquiridos pela Scania West Africa e que serão fornecidos para o operador Société des Transports Abidjanais (Sotra) para utilização no sistema de transporte da Abidjan, na Costa do Marfim. Os veículos, dos modelos Viale BRS, Viale BRS Articulado e Volare serão entregues em lotes mensais até julho de 2022.

“Este negócio demonstra todo o empenho da Marcopolo em desenvolver novos negócios e mercados e reforça a nossa expressiva e crescente presença no continente africano”, salienta Ângelo Luís Corsetti Oselame, coordenador comercial mercado externo para a região do Oriente Médio e África da Marcopolo. De acordo com o executivo, apenas nos últimos seis anos a empresa já exportou cerca de cinco mil ônibus para mais de 20 países da África.

De acordo com a empresa, a presença da Marcopolo na África vem crescendo significativamente nos últimos anos. Em 2018, a empresa já havia fornecido 500 ônibus do modelo urbano Torino para o Projeto Avante, Programa de Mobilidade Escolar da Angola, e outras 300 unidades de ônibus BRT para a Nigéria, em parceria com a Scania. Em 2019, foram outras unidades de veículos BRT para a Nigéria e, no ano passado, mais 440 veículos para a República Democrática do Congo e 130 urbanos para Angola.

A Marcopolo dar suporte à Scania na manutenção dos veículos, com assistência técnica e centro de peças de reposição em Abidjan. Com esse negócio, são mais de mi unidades do modelo Viale rodando nos países da África Ocidental (West Africa), informa a encarroçadora.

Do total de 472 ônibus comercializados, serão 402 do modelo Viale BRS, com chassi Scania K250 UB, de 13 metros de comprimento e capacidade para 29 passageiros sentados, equipados com duas portas, tomadas USB nos assentos e itinerários eletrônicos; 50 unidades do Viale BRS Articulado, com chassi  Scania K320UA Euro 6 GNV, de 18 metros de comprimento, três portas, 48 assentos com tomadas USB e itinerários eletrônicos, e 20 micro-ônibus Volare Fly 10 Urbano, com chassi Volkswagen 10.150, nove metros de comprimento, 29 assentos e sistema de ar-condicionado.

Um dos destaques desse projeto de Abidjan são os 50 ônibus Viale BRS com tecnologia Euro 6 movidos a GNV (Gás Natural Veicular).

“Apesar do cenário de pandemia em 2021, as vendas da Marcopolo no continente africano se mantiveram e representam parte importante do resultado da companhia. Além de clientes tradicionais, a empresa também conquistou novos clientes e fortalece ainda mais sua posição como fornecedora de soluções sustentáveis para mobilidade urbana”, cometa André Armaganijan, diretor de operações internacionais e comerciais ME.

Veja também

Por