Márcia Pinna Raspanti
O 52º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, promovido pelas revistas Transporte Moderno e Technibus, mostra que o setor, mesmo em face das dificuldades advindas da pandemia da covid-19, aos poucos começa a vislumbrar um cenário mais favorável. Sempre buscando proporcionar aos passageiros e clientes os melhores serviços, as empresas retomam os projetos de comunicação visual, que em muitos casos estavam em suspenso, e buscam transmitir uma imagem mais otimista.
Em 2020, com uma queda significativa no número de passageiros e consequentemente de arrecadação, tanto no segmento urbano quanto no rodoviário, houve uma redução drástica nas inscrições para a tradicional premiação. O setor de cargas também foi afetado e isso impactou os novos projetos. Felizmente, em 2021 a situação começa a mudar.
RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS-
Na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros, a vencedora foi a Empresa Gontijo de Transportes. De acordo com a diretoria da companhia, inovação é a mensagem que a Gontijo pretende passar com essa nova comunicação visual. “A pintura foi pensada exclusivamente para o serviço com Double Deckers (DD), chamado de Gontijo Unique. A ideia foi inovar, também visualmente, com a operação de seus DD que foi iniciada em fevereiro de 2021”, informa a Gontijo.
De acordo com designer do projeto Armando Villela, da Villela Design, a nova pintura foi idealizada no momento da compra dos primeiros ônibus Double Decker da empresa, com o propósito de causar um impacto ainda maior com essa novidade. “O projeto foi criado dando ainda mais destaque para o amarelo, cor histórica da empresa, representando o Brasil em conjunto com os dois tons de verde, dando mais brilho e vida ao conjunto quando tiramos o branco de fundo”, comenta.
A V11 Transportes e Turismo é a segunda colocada. O projeto foi criado pelo arquiteto Álvaro Gonzáles da IDBUS, projetista da pintura de frota e identidade visual da empresa. “A ideia é mesclar inovação, modernidade e requinte. Foram usadas barras de diversas cores, para transmitir a mensagem de alegria e do aspecto lúdico de viajar. As barras contribuem para formar a letra V e o número 11. Para garantir a segurança, foram utilizados adesivos refletivos noturnos. As cores foram escolhidas devido ao tema. A identidade visual nasceu junto com a empresa, a partir do conceito dado por nós de termos uma imagem original e alegria”, informa a companhia.
A WG Turismo é a terceira colocada na categoria, com outro trabalho de Armando Villela. “A empresa já era cliente da Villela Design há vários anos, e com a compra de novos veículos de maior porte, inclusive o DD, a empresa decidiu partir para um upgrade no visual, mantendo a logomarca e as cores, mas de uma forma mais moderna e mais marcante. Assim, usamos o vinho metálico como cor de fundo total, dando um toque de elegância e sobriedade ao projeto, que composto junto ao dourado e vermelho ficou ainda mais impactante”, conta o designer.
METROPOLITANO –
A Empresa São Gonçalo, de Contagem, Minas Gerais, é a primeira colocada no segmento de Transporte Metropolitano de Passageiros. A Villela Design foi contratada pelo órgão gestor do trânsito da cidade para criar o novo padrão do sistema de transporte urbano, que estava sendo totalmente remodelado e integrado. “Nosso objetivo foi criar um projeto moderno, ousado, alegre, com cores vibrantes, e que pudesse ser facilmente adaptado para diferentes tamanhos e modelos de carroceria, com ou sem vidros colados”, informa o designer.
Na segunda colocação, a premiada é a Sou Valinhos. O projeto foi idealizado pela Villela Design com o objetivo de criar um padrão único e diferenciado para todas as cidades onde a empresa opera o transporte urbano, como Valinhos, Indaiatuba, Atibaia, Americana e Limeira. “Criamos um projeto alegre, com um forte amarelo em destaque, e com um forte apelo visual junto ao preto, branco e prata, cores inovadoras em projeto para ônibus de transporte urbano. A tipologia do SOU foi desenhada especialmente para esse projeto, sempre acompanhada do nome da cidade onde opera. E um símbolo ousado, marcante e com forte contraste, puro movimento em 3D. Além disso, em cada cidade, definimos uma área acima das janelas para um texto destacando a principal característica da cidade”, detalha o designer.
SOB DEMANDA –
A BR7 Mobilidade e o UBus receberem a menção honrosa do 52º Concurso de Pintura de Frotas e Comunicação Visual, com a pintura criada para o BR7+, um serviço de transporte por demanda, complementar ao transporte coletivo tradicional de São Bernardo do Campo. “O projeto foi desenvolvido juntamente com a implantação do serviço sob demanda em algumas linhas na cidade. A ideia principal a ser transmitida é: conectar pessoas aos seus destinos. A partir desse propósito desenvolvemos o layout das vans que realizam este serviço”, informa Milena Braga Romano, diretora da BR7 Mobilidade.