Mercedes-Benz Vans participa de projeto de mobilidade com a SAE Brasil

Observatório da Mobilidade SAE Brasil é o nome do projeto desenvolvido em parceria com a montadora, a associação e uma implementadora e focado em benefícios para a sociedade

A Mercedes-Benz Vans inicia o projeto Observatório da Mobilidade SAE Brasil, com a Sprinter 416 CDI. A iniciativa busca fazer o mapeamento da situação da locomoção da população fora do perímetro das grandes cidades.

“A questão da mobilidade está presente no nosso dia a dia e não poderíamos deixar de trazer a nossa contribuição para a sociedade, atrelando a este projeto tão relevante para o Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

O veículo fornecido pela marca e transformado pela implementadora Eco X em um motorhome para rodar 24 estados brasileiros durante dez meses, tem a bordo o casal, Ariane Marques e Tobias Hückeholfen. A brasileira e apaixonada pelo setor automotivo será a principal motorista, enquanto o alemão, cativado pela cultura local, fará a captação das imagens e mostrará toda a trajetória nas redes sociais e site da SAE Brasil.

Os observadores terão a missão de fazer o levantamento de informações para verificar se as localidades que serão visitadas têm um Plano de Mobilidade e analisar questões como: principais transportes utilizados, integração entre os modais, existência de incentivos a energias renováveis, além da percepção sobre acessibilidade e equidade no uso do espaço público.

Todos os dados técnicos obtidos serão compilados em um eBook e as observações feitas serão direcionadas e discutidas dentro da SAE Brasil por grupos formados por profissionais que representam uma abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia) e possuem um amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária e acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.

Com o mapeamento e organização das informações sobre a mobilidade humana no Brasil em diferentes formatos, seja escrito ou por meio de imagens, o projeto visa tornar este conhecimento acessível para que os órgãos dos setores públicos e privados possam viabilizar possíveis soluções para a sociedade brasileira.

O início da viagem está previsto para setembro e os primeiros estados a serem percorridos serão São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Durante todo o trajeto, além do veículo Sprinter, Ariane e Tobias contarão como todo o suporte da ampla rede de concessionários da Mercedes-Benz de todo o Brasil, com mais de 175 pontos e os planos de manutenção ServiceCare, além de contar com o Vans Connect, plataforma de conectividade para gestão avançada de frota e monitoramento logístico da marca.

Confira detalhes do projeto no website (https://saebrasil.org.br/observatorio/), no YouTube (https://www.youtube.com/user/canalsaebrasil) e no Instagram (@observatoriosaebrasil).

Por