Ribeirão Preto recebe ônibus elétrico para teste operacional

População poderá testar gratuitamente o ônibus elétrico que estará à disposição até agosto. O veículo circulará, a cada semana, em uma região da cidade

Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, começa a testar, a partir de 13 de maio, o ônibus 100% elétrico da BYD modelo BYD D9W – 20 410 piso baixo.  Com capacidade para 29 passageiros sentados e 51 de pé, o ônibus movido a energia elétrica, estará à disposição da população e, a cada semana, estará em uma região diferente, com viagens gratuitas.

Segundo a BYD, a demonstração em Ribeirão Preto tem um grande potencial de resultar na aquisição de modelos elétricos, pois a cidade está adotando medidas sustentáveis. O modelo BYD D9W possui 250 quilômetros de autonomia, o que permite que ele rode o dia inteiro, retornando para a base, onde é recarregado.

A recarga total (0% a 100%) se dá num período de até quatro horas. O carregamento noturno torna a operação mais vantajosa, uma vez que o custo da energia elétrica neste período é mais baixo, de acordo com o fabricante.

Para o diretor institucional e head da unidade de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider a importância das cidades na adoção das políticas verdes é cada vez mais significativa para um planeta sustentável. “Investir em mobilidade elétrica é uma forma eficaz e de grande impacto para o meio ambiente. Os veículos comerciais a combustão são responsáveis por um grande percentual da poluição nas cidades e, a substituição por uma energia limpa, não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população”, acredita o executivo. 

Com fábrica instalada em Campinas (SP), a linha de produção da BYD é responsável pela montagem de ônibus padron de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), Midi Bus (D7M) e chassis 22 metros (D11B).

Os ônibus são movidos a bateria de ferro-lítio. A bateria de ferro-lítio adotada pela BYD é a única bateria que, em contato com o oxigênio, não explode e não pega fogo, informa a empresa. Outra vantagem da bateria de ferro-lítio é que pode ser usada 15 anos nos ônibus e depois ainda poderá ser utilizada em sistemas de armazenamento de energia. O descarte é outro diferencial, pois este tipo de bateria não possui metais pesados em sua composição.

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