Governo de SP apresenta projeto do BRT ligando região do ABC à capital

Sistema rápido de ônibus elétrico terá corredor exclusivo em todo percurso e ligará o terminal São Bernardo ao terminal Sacomã, na capital, em 40 minutos. O BRT-ABC será implementado e administrado pela Metra

O governador de São Paulo, João Doria, apresentou o projeto do BRT-ABC, um sistema de transporte rápido que conectará com ônibus, via corredor exclusivo, os municípios de São Paulo, São Caetano, São Bernardo do Campo e Santo André. Serão investidos, exclusivamente pela iniciativa privada, um total de R$ 859 milhões no novo modal de transporte metropolitano que terá capacidade para transportar 115 mil pessoas por dia.

O projeto do BRT-ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos, com ar-condicionado, articulados, com 23 metros. O sistema de integração dos municípios da região do ABC com a capital fará o trajeto de ponta a ponta, do terminal São Bernardo ao terminal Sacomã, na capital, em 40 minutos. Além do bilhete expresso, que dará a opção do passageiro fazer menos paradas, haverá duas outras opções, tradicional e semiexpressa.

A obra será iniciada após a conclusão do projeto executivo em andamento, com previsão de entrega e operação total em 2023. A empresa Metra será a responsável pela implantação e gerenciamento e terá direito a 25 anos de exploração da concessão. O sistema se conectará a CPTM, Metrô-SP, Expresso Tiradentes, linhas da SPTrans e ao Corredor ABD. Na estação Tamanduateí, o passageiro terá a opção de acessar a Linha 2-Verde do Metrô ou a Linha 10-Turquesa da CPTM, de lá o passageiro tem a opção de seguir até a estação Sacomã, integrando também ao Expresso Tiradentes.

Os ônibus irão se deslocar em faixas exclusivas, sem qualquer interferência de outros veículos ou do trânsito nas vias. Semáforos inteligentes serão capazes de identificar os ônibus do BRT, priorizarão a abertura, fazendo com que não fiquem esperando parado no farol. O piso será em nível da plataforma, facilitando o embarque e desembarque de passageiros. O pagamento da passagem será nas estações para evitar filas e diminuir o tempo de paradas.

Veja também

Por