Márcia Pinna Raspanti
Angola dá mais um passo importante na consolidação do Projeto de Transporte Urbano Regular de Passageiros (Turp) no país, que vem sendo desenvolvido desde 2017. No último dia 27 de fevereiro, foi dado início ao sistema de bilhetagem eletrônica na capital do país africano, Luanda. A bilhetagem está sendo implementada de forma gradativa: cada semana, sempre aos sábados, novas linhas passam a contar com a tecnologia. A solução tecnológica e os equipamentos são fornecidos pela Transdata.
Até agora, 117 ônibus estão inseridos no sistema de bilhetagem, e 40 mil passageiros fizeram uso da nova solução. Até 6 de junho, os 680 ônibus em cerca de 75 linhas da cidade estarão usando a bilhetagem eletrônica, sendo que a previsão é alcançar uma média diária de um milhão de passageiros por dia.
Os validadores já estão instalados em cerca de 500 ônibus, mas a operação tem sido iniciada por etapas. “Até junho, todas as linhas de Luanda contarão com o sistema de bilhetagem. Nossa proposta é fazer a implementação desta tecnologia de forma contínua e consistente, para que seja usada efetivamente. Para isso, estamos capacitando pessoal das empresas de transporte para a operação. A cada semana, damos treinamento para 250 pessoas. A meta é chegar a cinco mil operadores qualificados”, conta Fátima Silva, diretora técnica do projeto de transporte (Turp) e diretora da Pait Consultores.
O Centro de Controle Operacional (CCO) será instalado em uma sala do Edifício do Governo Provincial de Luanda. “Também estamos qualificando pessoal para fazer a gestão do sistema no CCO, tanto na bilhetagem quanto no monitoramento da frota. A implementação dessas tecnologias é fundamental para controlar a arrecadação, e a partir disso, programar melhorias para o sistema de transporte, definir subsídios e ações sociais”, destaca Fátima Silva.
Tecnologia-
A Transdata está em Angola desde 2017, quando foi escolhida para implantar a tecnologia de gestão para o sistema de transporte do país. A empresa fornece toda a solução de ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) necessária, que vai desde a bilhetagem eletrônica até a telemetria da frota, monitoramento das operações via GPS e plataforma de software em nuvem. Foram entregues mais de 2,8 mil equipamentos, entre validadores e acessórios que compõe o pacote de serviços.
Segundo a Transdata, o sistema de transporte conta com tecnologias integradas que impulsionam a mobilidade com mais eficiência operacional, estratégias para atração de passageiros e suporte de dados para as decisões. “Iremos promover o que há de melhor em soluções de mobilidade adequado às necessidades e demandas de Angola, nosso objetivo é ajudar a transformar o transporte público do país”, afirma Devanir Magrini, diretor da Transdata.
O sistema é multimodal e conta com ligações interprovinciais por trens e barcos, que serão integrados posteriormente. Para esta operação, os meios de pagamento disponíveis são cartões de transporte contactless e dinheiro. Nesta primeira etapa de implementação da bilhetagem eletrônica, o pagamento está sendo realizado em dinheiro.
Transporte coletivo –
A implementação do transporte coletivo em Angola é um desdobramento do Avante, um projeto inicialmente pensado para oferecer transporte gratuito para os estudantes. Devido à municipalização de algumas áreas administrativas e às questões orçamentárias que surgiram a partir de 2018, o governo resolveu ampliar a proposta inicial e estender o transporte para toda a população, incluindo os estudantes que serão beneficiados com gratuidades futuramente.
Luanda é a segunda localidade do país a ser beneficiada pelo projeto de criação do sistema de transporte regular: Lubango, na província da Huíla, sediou a primeira etapa do projeto, que se iniciou em outubro de 2019. Em Lubango, atualmente, 61 ônibus circulam com o sistema de bilhetagem eletrônica.
Após Luanda, a meta é expandir o sistema para outras províncias de Angola. O projeto foi idealizado pelo Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários, em conjunto com a Asperbras, com coordenação da Pait Consultores.
Mobilidade em Luanda –
Luanda é a província mais populosa de Angola com seis a sete milhões de habitantes, enquanto, no município de mesmo nome, a capital do país, vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas. A cidade conta com uma frota ainda pequena de ônibus em relação à demanda. A população faz uso das candongas, as vans que fazem o serviço de lotação.
Outra forma de transporte muito usada pela população são os mototáxis ou motorizadas, motos com ou sem um compartimento de carga, bastante populares nas províncias. Há também o transporte ferroviário de passageiros e o marítimo, em menor escala. “Há uma grande demanda por transporte coletivo no país. Até junho, teremos 680 ônibus circulando em Luanda, mas no final do projeto de transporte, serão 1,5 mil veículos”, comenta Fátima Silva.