Embarca e Princesa dos Campos: parceria impulsiona vendas

A operação em parceria com a viação Princesa dos Campos começou em 18 de janeiro: neste período, as vendas na plataforma digital apresentaram um incremento de 55% em comparação com outras empresas do setor que também atuam de forma virtual

Márcia Pinna Raspanti

Em janeiro, a Expresso Princesa dos Campos firmou parceria com a Embarca, plataforma voltada para operadores de transporte da Arca Mobility as a Service. Para o início da operação, foi criada uma linha rodoviária exclusiva para os usuários da solução entre o trecho de Curitiba a Ponta Grossa, no Paraná.

Desde janeiro, as vendas na plataforma digital Embarca obtiveram um aumento de 55%, em comparação com outras empresas do setor que também estão presentes no digital. Ainda segundo a empresa, a Embarca apresentou um crescimento de 140%, entre janeiro e fevereiro.

Os ônibus são de empresas já conceituadas no mercado, como a Princesa dos Campos, porém toda a experiência é oferecida pela Embarca. A frota conta com tomadas individuais para entrada de USB, espaçamento confortável para os pés, ar-condicionado, além de uma tecnologia de embarque utilizando a biometria facial. Durante a viagem, é possível ter acesso a conteúdo de entretenimento, filmes e séries, wi-fi gratuito e o acompanhamento em tempo real do deslocamento, acesso ao mapa e previsão de chegada.

Para o CEO da Arca Mobility as a Service, Felipe Gulin, a iniciativa tem como objetivo evoluir a experiência dos passageiros ao viajar de ônibus. “Por meio da tecnologia, queremos transformar o setor de transporte no País, bem como ajudar as operadoras de transporte em sua jornada digital e, dessa forma, torná-las mais competitivas e atraentes. Para isso, desenvolvemos um modelo de negócio abrangente e embasado em uma relação ganha-ganha entre o cliente, Embarca e o operador”, esclareceu Gulin.

De acordo com o CEO da Expresso Princesa dos Campos, Gilson Barreto, a ação está alinhada com a estratégia de negócios da operadora em investir continuamente em promover a melhor experiência em viajar de ônibus aos seus passageiros. “A tecnologia oferecida pela Embarca é imprescindível para crescermos no setor e manter a nossa competitividade”, ressaltou Barreto.

Além da plataforma Embarca, o sistema desenvolvido pela Arca, que já atua com o marketplace para venda de passagens Embarca.Ai, agregará também as soluções: Embarca.M, aplicativo desenvolvido para auxiliar os motoristas; e o Embarca.E, sistema para gestão de encomendas.

Investimentos-

No último ano, a Arca Mobility as a Service recebeu R$ 18.2 milhões em recursos financeiros, provenientes de diferentes investidores. O aporte contribuiu para que, no início de 2021, a empresa trouxesse ao mercado a plataforma Embarca.

Neste momento, a empresa se prepara também para uma nova rodada de investimentos que deve ser concluída ainda no final do primeiro semestre de 2021. Diante da nova realidade do setor e dos desafios de ir ao encontro das necessidades do consumidor, a Arca já possui tecnologias de referência, principalmente nos trechos que interligam as cidades no sul do país.

“A Arca detém o legado de empresas tradicionais com mais de 80 anos de história, gerando novos caminhos que facilitam a vida do usuário final, e com isso, promove estrategicamente uma posição única para essas empresas no mercado de transporte”, afirma Gulin.

Veja também