O Conselho Supervisor e o Conselho de Administração da Daimler decidiram avaliar uma divisão acionária do negócio de Caminhões & Ônibus e começar as preparações para uma listagem separada da Daimler Truck.
O objetivo é que uma participação majoritária significativa da Daimler Truck seja distribuída aos acionistas da atual Daimler. Assim, a companhia de caminhões e ônibus terá uma administração com total autonomia e uma governança corporativa própria, incluindo um presidente do conselho supervisor independente, pretendendo se qualificar como uma empresa integrante do DAX (Deutsche Aktienindex – relação das 30 companhias abertas alemãs de melhor performance). A expectativa é que a listagem da Daimler Truck na Bolsa de Valores de Frankfurt seja completada antes do final de 2021. Além disso, a Daimler também planeja trocar seu nome para Mercedes-Benz no momento apropriado.
“Este é um momento histórico para a Daimler, o que representa uma profunda remodelação da companhia”, afirma Ola Källenius, presidente do conselho de administração da Daimler e Mercedes-Benz. “Com clientes diferentes e caminhos tecnológicos e necessidades de capitais específicos, a Mercedes-Benz Cars & Vans é a marca de carros de luxo mais valiosa do mundo, enquanto a Daimler Trucks & Buses provê soluções de uma empresa líder em transportes e serviços para seus clientes. Ambas as empresas operam em indústrias que estão passando por grandes mudanças tecnológicas e industriais. Nesse contexto, acreditamos que elas poderão operar de modo mais efetivo como entidades independentes, equipadas com uma forte liquidez e livres das limitações de uma estrutura conglomerada”.
Como parte de uma estrutura corporativa mais focada, tanto a Mercedes-Benz como a Daimler Truck também serão apoiadas por entidades financeiras e de serviços de mobilidade próprias, promovendo vendas com financiamento, leasing e soluções de mobilidade individualizadas, aumentando a retenção e reforçando a lealdade dos clientes. Nesse processo, a empresa planeja designar recursos e equipes da atual Daimler Mobility, tanto para a Mercedes-Benz como para a Daimler Truck.
“Confiamos na força financeira e operacional de nossas duas divisões de veículos. E estamos convencidos de que a administração e governança independentes permitirão a elas trabalhar com maior rapidez, realizar investimentos visando o crescimento e cooperação, tornando-se assim significativamente mais ágeis e competitivas”, acrescentou Källenius.
Pesados–
A Daimler Truck pretende gerar valor para seus acionistas com a aceleração da execução de seus planos estratégicos, elevando sua lucratividade e levando adiante o desenvolvimento de tecnologias livres de emissões para caminhões e ônibus.
“Este é um momento muito importante para a Daimler Truck. Com nossa autonomia, sem dúvida alcançaremos ainda mais visibilidade, transparência e maiores oportunidades”, diz Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck e Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck. “Nós vamos crescer muito mais e continuar com a nossa destacada liderança em propulsores alternativos e automação. Por exemplo, já definimos o futuro de nossos negócios com caminhões elétricos movidos a bateria e células de combustível, assim como o nosso posicionamento em relação à condução autônoma. Por meio de parcerias bem direcionadas, vamos agora acelerar o desenvolvimento de tecnologias chave para levar com rapidez os melhores produtos da categoria para os nossos clientes”.
O executivo ainda afirma que a Daimler Truck já possui uma sólida base financeira com um modelo de negócios robusto. “Vamos continuar trabalhando na administração de nosso fluxo de caixa e saberemos lidar com os ciclos de mercado da indústria. Nós demonstramos isso na significativa redução do mercado global devido à Covid e temos estratégias claras para elevar nosso desempenho financeiro e acelerar sua execução. Para isso, vamos utilizar as nossas conhecidas marcas globais, nossa escala produtiva e excepcional tecnologia para entregar resultados no mais alto nível da indústria”, afirma.
Liderança-
Em 2019, um total de meio milhão de caminhões e ônibus foram entregues pela Daimler Truck, gerando um faturamento de 40,2 bilhões de euros para a Daimler Trucks e 4,7 bilhões de euros para a Daimler Buses. O EBIT (lucro antes dos juros e impostos) da Daimler Trucks alcançou 2,5 bilhões de euros, enquanto a Daimler Buses atingiu 283 milhões de euros.
Inicialmente, a estrutura da transação envolveria a Daimler transferindo a maioria da Daimler Truck para os seus acionistas em uma divisão pro-rata de acordo com as ações existentes, mas a empresa quer manter uma participação minoritária. A representação da Daimler no Conselho Supervisor da Daimler Truck será alinhada à desconsolidação planejada.
Todos os detalhes adicionais sobre a distribuição planejada serão apresentados aos acionistas numa assembleia extraordinária que acontecerá no terceiro trimestre de 2021.