BlaBlaCar faz lançamento oficial de plataforma para venda de passagens de ônibus no Brasil

O serviço de vendas de passagens rodoviárias já funcionava desde fevereiro, mas a empresa anunciou parcerias com 41 empresas, sendo que 16 já estão disponíveis dentro da plataforma

A BlaBlaCar, especializada em caronas de longa distância, anunciou o lançamento oficial do marketplace de venda de passagens de ônibus no Brasil. Com foco na multimodalidade, a empresa oferece a possibilidade de reservar assentos em dois modais complementares, carro e ônibus, deixando para o usuário a possibilidade de escolher a opção que melhor o atenda em sua viagem intermunicipal ou interestadual.

Para viabilizar o marketplace, a empresa fechou parcerias com 41 empresas de ônibus rodoviário, estando 16 já disponíveis dentro da plataforma. Entre as viações já com passagens à venda estão os grupos Itapemirim e Santa Cruz, além da Viação Garcia.

A BlaBlaCar detectou um gargalo na oferta de passagens rodoviárias e desenvolveu a plataforma para ajudar as operadoras na comercialização das passagens. Por meio da plataforma, é possível observar os trechos de maior e menor demanda, as tendências do mercado e as preferências dos passageiros. “Ao nos tornarmos multimodais, traremos mais opções aos usuários com a oferta dos dois meios complementares”, afirma Ricardo Leite, diretor-geral da BlaBlaCar no Brasil. “É um ganha-ganha, pois seremos parceiros estratégicos das empresas de ônibus para preencher seus assentos vazios e diversificar seus canais de venda”, completa.

A expectativa da empresa é atingir, até o final de 2021, o número de 950 mil passagens vendidas, com um montante de R$ 84 milhões em vendas, além de fechar parceria com cerca de 100 empresas de ônibus. Igor Soares, gerente da unidade de negócios de ônibus da companhia, destaca que a empresa trabalha com uma taxa de conveniência até 50% menor que a concorrência. “Também teremos promoções e descontos, em conjunto com nossos parceiros”, afirma.

O CEO do Grupo Santa Cruz, Francisco Mazon, destaca a praticidade do serviço oferecido pela BlaBlaCar. “Começamos a nossa parceria em maio de 2020. Ela é uma plataforma de venda de espaços livres nos veículos que veio para ficar, trazendo experiência de outros países e que nos aproximam de clientes que estão conectados e buscam a praticidade no seu transporte.” 

Funcionamento-

A tecnologia usada pelo sistema de marketplace permite que a BlaBlaCar se conecte diretamente com o sistema de vendas dos parceiros para realizar a distribuição dos assentos sem intermediários, o que dá mais segurança e controle às viações, além de permitir a criação de um sistema de busca mais flexível e personalizado. 

Ao procurar um trajeto pela BlaBlaCar, o usuário pode inserir endereços precisos e obter resultados com saídas próximas, ao invés de buscar por uma rodoviária ou cidade específica, como em outros portais. Isso vale tanto para as caronas quanto para as passagens de ônibus, que aparecem dentro da mesma busca, mas em abas diferentes.

Veja também