Valeo cria sistema de esterilização de ar para ônibus

Com o uso de luz UV, o aparelho elimina 95% dos vírus e bactérias, e a integração a um labirinto de luz impede que os raios se espalhem para fora da caixa de metal, evitando a exposição aos passageiros

A Valeo desenvolveu um sistema de esterilização de ar para ônibus. Segundo a empresa, com o uso de luz ultravioleta, o dispositivo elimina mais de 95% dos vírus e bactérias que circulam no interior do veículo em um único ciclo de fluxo de ar, sendo eficaz durante toda a viagem com passageiros a bordo.

O equipamento foi projetado para ser compatível com ônibus de todos os tipos e tamanhos e para suportar qualquer condição meteorológica. O modelo está disponível como uma caixa de solução autônoma e pode ser utilizados em veículos novos e usados, podendo ser adaptado aos sistemas de ventilação existentes ou em veículos sem ar-condicionado.

A fabricante explica que, com uma solução única, integrando luz UV e um labirinto de luz, impede que os raios UV se espalhem para fora da caixa de metal, evitando a exposição aos passageiros. Apenas o ar que circula na caixa de ventilação é purificado.

O sistema foi atestado pelo Instituto de Virologia Médica do Hospital Universitário Goethe, em Frankfurt (Alemanha), que confirmou a eficácia dessa tecnologia contra vírus, em 10 de julho de 2020, inclusive contra o novo coronavírus.

A Valeo planeja levar esse sistema para os mercados da Europa, das Américas e da Ásia. A fabricante também está trabalhando para implementar essa tecnologia em automóveis.

Veja também

Por