Mercedes-Benz inaugura a primeira fábrica 4.0 de chassis de ônibus do Brasil

Nova linha de produção de chassis de ônibus recebe investimento de mais de R$ 100 milhões e tem capacidade para fabricar diferentes produtos simultaneamente

A Mercedes-Benz do Brasil inaugura sua nova linha 4.0 de produção de chassis de ônibus na sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). “Investimos mais de R$ 100 milhões na nova fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Esse aporte faz parte do ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões da nossa empresa entre 2018 e 2022”, ressalta Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

O conceito da nova linha de produção e os modernos recursos asseguram maior flexibilidade para atender às demandas dos clientes do Brasil e para vários mercados para os quais os chassis são exportados como os demais países da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio. A linha 4.0 pode produzir diferentes produtos ao mesmo tempo.

Com essa inauguração, a Mercedes-Benz do Brasil dá prosseguimento ao processo que teve início com a linha de caminhões 4.0 em 2018, seguida pela linha de cabinas em 2019, chegando agora à linha de ônibus. O próximo passo é tornar as linhas de agregados, como motores, câmbios e eixos, também 4.0, informa a fabricante.

A tecnologia 3D e de simulação virtual foi uma grande aliada durante todo o processo. “A nova linha de produção de chassis de ônibus foi planejada em softwares de simulação e 3D. O projeto foi desenvolvido para verificar a funcionalidade e a capacidade, assegurando o melhor conceito de cada equipamento e processo”, diz Sérgio Magalhães, diretor geral Ônibus América Latina.

A nova linha de chassis de ônibus é 12% mais eficiente em produção na comparação com a linha anterior, sendo mais rápida em suas entregas. Além disso, alcança 20% de ganho de eficiência logística, devido à redução de armazéns de peças de oito para dois, ao aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha de 20% para 45% e à redução do armazenamento de componentes de sete para no máximo cinco dias.

Entre os novos recursos se destaca o Bus Data Center, plataforma online que permite acompanhar as operações de ônibus, desde o planejamento até a qualidade feita no encarroçador, por qualquer plataforma (celular, notebook ou tablete). Essa ferramenta tem interface com diversas áreas de São Bernardo do Campo e, no futuro, com outras fábricas da Daimler.

Inteligência-

Além disso, na nova linha de ônibus há avançadas tecnologias, como AGV (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente), EOM (Electrical Overhead Monorail, sistema de transporte aéreo), elevadores automáticos, célula robotizada, apertadeiras eletrônicas, chamadas de peças por wi-fi e monitores touch screen de tela ampla.

Na logística de peças, destacam-se as empilhadeiras com câmeras que orientam toda a movimentação e sensores luminosos nas prateleiras de estoque que monitoram a entrada e a saída de materiais.

A nova fábrica de ônibus se destaca pela inteligência em aproveitamento de espaço. O conceito “One roof assembly” e o formato em “Y” da linha de produção permitem que sejam inseridos diversos modelos de chassis de ônibus simultaneamente na montagem, ganhando-se em flexibilidade para atender às demandas dos clientes. Atualmente, são mais de 2.000 variantes de chassis de ônibus possíveis de serem produzidas, desde os micro-ônibus LO aos O-500 articulados e superarticulados, passando pelos modelos OF, LO, OH e os da linha O 500 de urbanos e rodoviários.

Já o conceito “Fishbone” resulta em estoque e supermercado de peças, pré-montagem e montagem final totalmente integrados. Os mais de oito antigos armazéns logísticos serão concentrados em dois hub logísticos, totalmente integrados à linha de montagem. Cada um deles próximo a um centro de produção.

A nova fábrica traz redução de 67% no consumo de energia com a adoção de lâmpadas LED na linha de produção. Outro destaque é a não utilização de papéis, porque o colaborador encontra todas as informações que precisa de forma digital.

Bus Data Center

O Bus Data Center possibilita, por exemplo, que as áreas de vendas acompanhem em tempo real o status de produção dos chassis de ônibus que foram encomendados pelos clientes. “Isso permite uma informação mais assertiva tanto para o cliente, quanto para o encarroçador escolhido por ele e para o concessionário que realizou a venda”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Leoncini afirma que a marca já tem diferenciais para reforçam sua destacada liderança de vendas de ônibus no Brasil “Considerando o segmento de ônibus como um todo, somos líderes com mais de 51% de participação de mercado no segmento acima de oito toneladas de PBT. Também estamos à frente no segmento de ônibus urbano (75%), rodoviário (58%) e de fretamento (56%)”, conclui.

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