Marcopolo amplia soluções de biossegurança para urbanos e micro-ônibus

Controlador de acesso com reconhecimento facial, tapetes sanitizantes, poltronas e pega-mãos com acabamentos antimicrobianos e sistema para maior renovação do ar interno são as novidades da plataforma BioSafe

Novas soluções Marcopolo BioSafe para urbanos

A Marcopolo apresenta novas soluções BioSafe para o segmento de ônibus urbanos, de micro-ônibus até biarticulados, um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. As inovações visam garantir a segurança no transporte coletivo, preservar a saúde dos passageiros que precisam se locomover e colaborar para evitar contaminação da covid-19 e outros vírus e bactérias.

Entre as soluções destacam-se o controlador de acesso com reconhecimento facial, tapetes sanitizantes, poltronas, balaústres e pega-mãos com acabamentos antimicrobianos, dispositivo para as janelas que aumenta a renovação do ar e configuração interna para distanciamento de passageiros. As tecnologias ampliam ainda mais o portfólio de Marcopolo BioSafe que já disponha das soluções de desinfecção do ar-condicionado com luz ultravioleta (UV-C), kit de proteção para motorista e cobrador, cortinas antimicrobianas, sanitário com desinfecção por luz ultravioleta (UV-C), dispensers de álcool em gel, e FIP Onboard para desinfecção de superfícies do salão de passageiros, bagageiros e postos do motorista e cobrador.

“Com a pandemia do novo coronavírus, o transporte coletivo urbano passou, erroneamente, a ser considerado um dos ‘gargalos’ para conter a contaminação.  Essas novas soluções BioSafe visam elevar ainda mais o padrão de segurança do transporte e proporcionam a tranquilidade e bem-estar dos usuários na retomada das atividades”, destaca Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.

Urbanos

O controlador de acesso com reconhecimento facial é um totem que pode ser instalado na entrada do veículo e em terminais de transporte, que possui câmera para medição da temperatura do passageiro e verificação do uso da máscara de proteção. Os tapetes sanitizantes, umedecidos com produto para desinfecção, contribuem para a higienização dos calçados dos passageiros no acesso ao veículo.

Os aditivos antimicrobianos são incorporados ao produto durante o processo de fabricação e têm nanopartículas que liberam íons capazes de destruir a membrana celular de micro-organismos, eliminando micróbios.

Ar renovado

A Marcopolo desenvolveu um dispositivo que, instalado nas janelas laterais superiores, que permite a maior captação de ar, mesmo se os passageiros fecharem as janelas corrediças, garantindo mais eficiência na circulação interna do ar, que é totalmente renovado a cada três minutos. Outra solução exclusiva para os modelos de ônibus urbanos é a configuração para distanciamento de passageiros, realizado por adesivos instalados no assoalho do veículo que indicam a distância segura entre os passageiros que estiverem em pé.

O portfólio BioSafe está disponível para os todos os modelos de veículos Marcopolo, Volare e Neobus. As tecnologias podem ser instaladas separadamente também nos ônibus já em circulação. Todas foram testadas pelo Laboratório de Microbiologia da Universidade de Caxias do Sul.

Veja também

Por