Desde 2015, os usuários do transporte coletivo de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, podem utilizar o Citta-Mobi para verificar os horários dos ônibus, recarga do bilhete cidadão da SOU Diadema e solicitar a primeira via do bilhete cidadão. Desde junho deste ano, os estudantes passaram a poder realizar online grande parte do processo de solicitação do cartão escolar de transporte e revalidação de créditos, por meio de smartphones. Pelo aplicativo da Cittati, os estudantes fazem o cadastro, preenchendo um formulário com seus dados pessoais. Já são cerca de cinco mil cadastros feitos de forma digital, e a redução de fraudes no caso de jovens que não atendiam às exigências para usufruir dos benefícios do cartão escolar (passe livre ou meia tarifa) foi de 12%. No total, 12,6 mil alunos usam o cartão na cidade.
O sistema é inteligente para identificar o cumprimento das exigências no momento em que os formulários são preenchidos, rejeitando os cadastros em desacordo com as normas. O critério principal para usufruir do benefício é morar a uma distância superior a um quilômetro da unidade de ensino. Para o envio dos documentos, basta tirar uma foto e fazer o upload no próprio aplicativo, e para retirar o cartão, o estudante faz agendamento pelo mesmo sistema. “Até então, os usuários precisavam se deslocar até um dos postos de recarga da SOU Diadema e ficar em filas para dar entrada no processo para ter o cartão escolar. A verificação da quilometragem da casa até a escola era feita na hora, assim como a cópia de documentos pessoais, o que tornava o atendimento mais lento. Para revalidar os créditos, todos os meses o estudante precisava ir até o posto e apresentar uma carteirinha com o carimbo da escola. Agora, fotos da carteirinha carimbada são enviadas pelo CittaMobi a qualquer hora e de qualquer lugar, sem a necessidade de o estudante se deslocar e passar muitos minutos em filas”, explica Ricardo Silveira Werneck, desenvolvedor de sistemas da Cittati.
Com a implantação do sistema de serviços digitais da Cittati, todos os atendimentos passaram a ser feitos também via aplicativo CittaMobi. “A utilização do aplicativo pelos estudantes foi bem aceita e depois de 30 dias, a maioria dos já estava utilizando para solicitar a revalidação de frequência escolar. Houve uma redução drástica no atendimento presencial, resolvendo o problema das filas e os atendimentos presenciais. Agora, os atendimentos são feitos com data e hora marcadas, gerando economia de tempo dos funcionários e dos estudantes, redução do uso de papel, já que tudo é feito por meio do aplicativo e sistema de retaguarda”, destaca Werneck.
Os moradores de Diadema podem solicitar pelo aplicativo a primeira via do cartão cidadão e agendar a data para retirada do após a aprovação do cadastro. O cidadão recebe e-mail e notificação no aplicativo informando se o seu pedido foi aprovado, tendo apenas que ir ao posto buscar o cartão na data agendada ou reprovado, o caso as imagens dos documentos solicitados estejam com algum problema. Com os serviços digitais da Cittati, o usuário pode fazer cadastros, agendamentos e enviar documentos de forma digital, o que gera, além das vantagens para o passageiro, ganho de tempo para a empresa, que consegue administrar melhor a demanda de seus funcionários e o fluxo de pessoas nos pontos de atendimento, além da redução dos arquivos físicos, pois o envio de documentos passa a ser digital; e significativa diminuição nas fraudes.