Irizar e-mobility, empresa dedicada a oferecer soluções abrangentes em eletro-mobilidade tanto de veículos como de seus principais componentes e sistemas para as cidades, está localizada em Aduna (Guipuzcoa-Espanha) e iniciou a sua atividade em maio de 2017. A fábrica tem uma área coberta de 18.000 m² em um terreno de 37.000m². O investimento total tanto em ativos fixos como em programas de pesquisa e desenvolvimento até 2020 está estimado em 75 milhões de euros (cerca de R$ 300 milhões). Com isso o Grupo Irizar está preparado para fornecer sistemas de mobilidade completos para cidades e cidadãos, tanto para ônibus 100% elétricos, como grandes infraestruturas de sistemas eléctricos necessários para carregamento de baterias e armazenamento de energia.
A linha de ônibus 100% da empresa começou com os modelos urbanos Irizar i2e. Em julho deste ano, a Irizar recebeu os primeiros pedidos de 15 ônibus 100% elétricos para Madri e quatro ônibus articulados 100% elétricos para Barcelona. Com os pedidos destas 19 unidades para o mercado espanhol, a Irizar se torna referência no mercado de ônibus 100% elétricos com emissão zero em Madri, Barcelona, Valência, Bilbao e San Sebastián.
O contrato assinado com a TMB (Transportes Metropolitanos de Barcelona) inclui quatro ônibus Irizar articulados 100% elétricos de 18 metros de comprimento, modelo ieBus (Irizar electric bus). Com esta aquisição a empresa de Barcelona conclui a primeira fase de transformação da linha H15 em um percurso 100% elétrico com zero de emissões.
EMT (Empresa Municipal de Transportes) de Madri adquiriu 15 ônibus, que são os primeiros ônibus 100% elétricos incorporados à frota da cidade. Além destes ônibus ieBus, com 15 metros de comprimento. serão fornecidos 15 carregadores para carga noturna em garagens. A energia gerada para os ônibus é de 375 kWH e a potência/capacidade da estação é de 100 kW.
A entrega destes ônibus está programada para dezembro deste ano e oferecerá serviço em várias linhas de Madri.
Valência comprou seu primeiro ônibus 100% elétrico e Bilbao, outros dois modelos com 12 metros de comprimento, todos a serem entregues até o final do ano. A produção está sendo realizada nas novas instalações da empresa Irizar e-mobilility na cidade de Guipuzcoana de Aduna, que com isso iniciou a produção em série dos ônibus 100% elétricos.
A família de ônibus elétricos da Irizar e-mobility cresce com o ônibus articulado de 18 metros. O primeiro BRT (Bus Rapid Transit) do grupo já está realizando testes de durabilidade antes de iniciar a produção em série. A comercialização começará ainda em 2017.
Com seis ônibus Irizar i2e foi inaugurada a primeira linha 100% elétrica 100% na França.
A Régie des Transports de Marseille (RTM) iniciou este ano a operação da primeira linha elétrica 100% na cidade de Marselha, na França. Os seis ônibus Irizar i2e começaram a rodar na icônica linha 82 em Marselha. Estes seis ônibus Irizar i2e obedecem a uma configuração padrão, como os demais veículos que compõem a frota RTM. Têm piso baixo plano, duas portas duplas, uma rampa elétrica na porta central e 16 baterias Soníquel. Possuem ainda uma capacidade interna para 77 passageiros, sendo 26 sentados considerando um lugar para cadeirante e 51 em pé.
No mês de julho, Irizar recebeu os primeiros pedidos de 15 ônibus 100% elétricos para Madri e quatro ônibus articulados 100% elétricos para Barcelona.
Com o pedido destas 19 novas unidades para o mercado espanhol, a Irizar e-mobility se torna referência no mercado de ônibus 100% elétricos com emissão zero em Madri, Barcelona, Valência, Bilbao e San Sebastián.
O contrato assinado com a TMB (Transportes Metropolitanos de Barcelona) é de quatro ônibus Irizar articulados 100% elétricos de 18 metros de comprimento, modelo ieBus (Irizar electric bus). Com esta aquisição a empresa de Barcelona conclui a primeira fase de transformação da linha H16 em um percurso 100% elétrico, com zero de emissões.
O início de operação destes ônibus, os primeiros articulados de 18 metros da marca Irizar na Espanha, está previsto para concluir até junho de 2018.
Antes disto, Irizar junto com Donostibus testará por seis meses um ônibus elétrico articulado na linha 28, que liga os hospitais da cidade. Irizar instalará também sua estação de carregamento rápido produzida por Jema (empresa do Grupo Irizar) para que a empresa possa carregar estes ônibus elétricos ao longo do dia.
A EMT (Empresa Municipal de Transportes) e a Câmara Municipal de Madri adquiriram 15 ônibus, que são os primeiros ônibus 100% elétricos que a empresa municipal incorpora à sua frota. Além das unidades destes ônibus ieBus com 15 metros de comprimento serão fornecidos 15 carregadores para carga noturna em garagens. A energia gerada para os ônibus é de 376 kWH e a potência/capacidade da estação é de 100 kW.
A entrega destes ônibus está programada para dezembro deste ano e oferecerá serviço em várias linhas da cidade de Madri.
Valência adquiriu sua primeira unidade e Bilbao e mais dois outros ônibus com 12 metros de comprimento, todos devem ser entregues antes do final deste ano.
Leia mais na revista na revista Technibus nº131 no Acervo Digital OTM