João Ronco Júnior, presidente da Prodata Mobility Brasil: “A inteligência artificial pode ajudar no planejamento e na gestão dos sistemas de transporte público de várias maneiras”

“As principais tendências em tecnologia para o setor de transporte o uso de dispositivos IoT para monitoramento de tráfego e priorização da circulação de veículos de transporte público, alimentação de dados para cálculo de demanda por linha em tempo real, e telemetria”, comenta o executivo

Por Márcia Pinna Raspanti

Technibus – Quais as principais tendências em tecnologia para o setor de transporte coletivo?

João Ronco Júnior – As principais tendências em tecnologia para o setor de transporte o uso de dispositivos IoT para monitoramento de tráfego e priorização da circulação de veículos de transporte público, alimentação de dados para cálculo de demanda por linha em tempo real, e telemetria. A operação mais eficiente das frotas é muito beneficiada por essa tecnologia, sendo hoje fundamental para a economia de combustível, e trazendo um impacto positivo no planejamento e nos custos de manutenção, além dos pagamentos digitais sem contato, como cartões bancários, bluetooth e QR codes; a combinação de diferentes modos de transporte para oferecer opções flexíveis aos passageiros; o uso de sensores conectados para monitorar condições de tráfego e ocupação de veículos; a utilização de dados para prever demanda e otimizar rotas e horários e a implementação de plataformas digitais que forneçam informações em tempo real sobre horários de viagem aos passageiros. Estas tendências estão moldando o futuro do transporte coletivo, tornando-o mais inteligente e eficiente.

Technibus – Como a inteligência artificial pode ajudar no planejamento e na gestão dos sistemas de transporte público?

João Ronco Júnior – A inteligência artificial pode ajudar no planejamento e na gestão dos sistemas de transporte público de várias maneiras. Por exemplo, na otimização de rotas e na oferta de mais ou menos veículos para adequar a demanda. Os algoritmos podem fazer essas análises cruzando os históricos com os conjuntos de dados de tráfego em tempo real para otimizar tempo de rota dos ônibus, trens ou outros meios de transporte, melhorando assim a eficiência do sistema. Outra possibilidade são os chatbots para atendimento ao cliente, que podem fornecer informações em tempo real de recargas de bilhetes, sobre os horários de chegada, rotas alternativas entre outros dados, o que contribui para melhorar a experiência do usuário e reduzir a sobrecarga nos canais de atendimento ao cliente. A inteligência artificial já oferece insights importantes para a automação e a otimização no sentido de tornar os sistemas de transporte público mais seguros e eficientes. Isso é possível por meio do monitoramento (via câmera inteligente, aliada à IA) do comportamento dos condutores e dos veículos, antecipando possíveis problemas e minimizando riscos, bem como o aprimoramento da solução de biometria facial, que atualiza a identificação das pessoas independentemente da linha do tempo.

Technibus – Quais as novidades que a Prodata Mobility Brasil trouxe para mercado no último ano?

João Ronco Júnior – Como líder absoluta na área de bilhetagem eletrônica no país, a Prodata Mobility Brasil não para de investir em novidades. Nesse sentido, nossa empresa tem trazido diversas inovações para o mercado nos últimos anos, tanto no que se refere a softwares quanto em hardwares. Isso inclui a introdução de aplicativos que possibilitam recarga de cartões de transporte e pagamento a bordo com cartões bancários, de modo a priorizar a praticidade e a segurança de usuários e clientes. A empresa também tem diversificado os meios de pagamento para reduzir a circulação de dinheiro nos ônibus e combater a evasão de receita, oferecendo opções de forma de pagamento através de aplicativos, portais web, cartões de crédito, débito, PIX e carteiras digitais. Por isso, reforçando o compromisso com a inovação, recentemente foram adicionados novos métodos de pagamento, por aproximação via bluetooth e a recarga pelo ChatBot através do app WhatsApp, o que amplia ainda mais as opções para quem utiliza diariamente o transporte público.

Technibus – A Prodata assinou novos contratos nos últimos meses?

João Ronco Júnior – Recentemente, a Prodata Mobility Brasil expandiu sua atuação assinando novos contratos em diversas regiões. Foram fechados acordos significativos para projetos nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e de São Luís (MA), além de renovar contratos com cidades importantes como Aracajú (SE), Ribeirão Preto (SP), São Bernardo do Campo (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Pelotas (RS). Com uma presença consolidada nessas áreas, a Prodata está em processo de implantação de novas tecnologias e buscando cada vez mais novas oportunidades e parcerias para continuar entregando soluções inovadoras e de alta qualidade aos seus clientes.

Technibus – Há previsão de novos contratos e produtos?

João Ronco Júnior – Conforme já mencionado, a Prodata Mobility Brasil está introduzindo no mercado algumas novidades tanto em hardwares quanto em softwares. Em hardware, está sendo disponibilizado um novo teclado, com display gráfico colorido, imagem em alta resolução e touchscreen (sensível ao toque), o que vai permitir a implementação de novas funções para o motorista integradas ao AVL (sistema de monitoramento de frota). Ampliando a lista de novos meios de pagamento, a empresa traz também o pagamento através da aproximação do smartphone via bluetooth, que representa mais uma forma para facilitar a vida e integrar o dia a dia do usuário do transporte público. Quanto aos softwares, nossa empresa está oferecendo aos operadores de transporte de passageiros uma ferramenta baseada em dashboards de fácil acesso. Denominada Prodata Analytics, essa nova tecnologia dispõe informações gerenciais apresentadas em tabelas e gráficos de comportamento dinâmico para o aprofundamento da consulta aos detalhes do sistema de bilhetagem. Mantendo seu espírito de vanguarda em tecnologia, a Prodata Mobility Brasil oferece a facilidade de recarga do cartão de transporte via WhatsApp, uma forma simples e de fácil operação diretamente no celular do usuário, que poderá fazer suas recargas do cartão de transporte sem precisar se deslocar para um ponto de venda. Também merece destaque o desenvolvimento do Mifare, mantendo-se sempre à frente na utilização de diversas mídias, a Prodata desenvolveu um novo módulo de segurança, que já está operando em alguns ecossistemas closed-loop, com suporte a cartões operando em SL3 como Mifare Plus, Mifare DESFire, Cipurse e Calypso. Também merece destaque o desenvolvimento das aplicações compatíveis com Mifare 2GO e Google Wallet, e uma solução de pagamento com smartphones usando BLE (Bluetooth Low Energy). Esses desenvolvimentos visam atrair um público que não é usuário frequente do transporte público, por não possuírem o cartão de transporte. Por fim, a Prodata está concluindo o desenvolvimento de uma nova geração da aplicação de reconhecimento facial. Com novos recursos de software e processamento dedicado, aliado a aplicação de Inteligência Artificial, a nova geração traz aprimoramentos diversos na detecção de faces em condições adversas de iluminação, alterações visuais não permanentes, envelhecimento, entre outras melhorias.

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