CPTM divulga primeiro Relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Documento inédito consolida dados de 2024 e posiciona a companhia como referência em governança climática no setor ferroviário urbano

Redação

A CPTM divulgou o Relatório de Emissões de Gases de Efeito Estufa 2024, o primeiro inventário oficial de emissões, um marco histórico para a companhia e para o setor ferroviário urbano de passageiros no Brasil.

A publicação ocorre em um momento estratégico, alinhada às discussões sobre sustentabilidade promovidas pelo Summit Agenda SP+Verde, do Governo de São Paulo, e à realização da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, sediada no Brasil em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro.

O relatório foi elaborado em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, seguindo as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol e da norma ABNT NBR ISO 14064-1:2022. A CPTM é a primeira operadora de trens urbanos de passageiros a publicar um inventário estruturado de emissões de gases de efeito estufa no país.

A iniciativa estabelece 2024 como ano-base para mensuração e acompanhamento das emissões, criando parâmetros para futuros ciclos de monitoramento e possibilitando o estabelecimento de futuras metas de redução. O estudo foi conduzido conforme as boas práticas de transparência e conservadorismo metodológico, reconhecendo e gerindo incertezas para garantir a credibilidade dos resultados. 

Resultados e indicadores de eficiência

O inventário revelou que, em 2024, a CPTM gerou 37.379 toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e – unidade que permite comparar e somar o impacto climático de diferentes gases), considerando emissões diretas e indiretas em suas operações. A distribuição por escopo foi a seguinte:
• 20,3% estão concentradas no Escopo 1, com destaque para emissões fugitivas de SF₆ e gases refrigerantes;
• 56,8% das emissões vieram do consumo de eletricidade, Escopo 2;
• 23,9% correspondem ao Escopo 3, principalmente de resíduos de obras e operações.

Mesmo sendo um sistema eletrointensivo, o modal ferroviário da CPTM apresentou alta eficiência climática, com índice de somente 3,3 g CO₂e/passageiro/km, valor 96% menor do que o de um ônibus urbano movido a diesel. Isso significa que uma viagem de trem emite até 27 vezes menos carbono do que a mesma viagem feita por ônibus. Esse desempenho reforça o papel do transporte ferroviário como solução essencial para a redução de emissões urbanas e a transição para cidades mais sustentáveis. 

Visão de futuro

A CPTM reafirma, com este relatório, seu compromisso em ser protagonista da transição para uma mobilidade urbana de baixo carbono. Além de mensurar suas emissões, a companhia integra a pauta ESG à sua estratégia de negócio e de investimento, fortalecendo a imagem institucional e ampliando oportunidades de acesso a mercados de carbono e linhas de financiamento verde.

Acesse o relatório em Link

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