Mahle pretende ampliar participação na Arco Climatização

Em outubro do ano passado, a empresa adquiriu 33,33% da fabricante especializada em equipamentos e componentes de ar-condicionado para ônibus e que tem a Marcopolo como principal cliente neste segmento

Sonia Moraes

A Mahle, fornecedora de componentes para a indústria automobilística, planeja ampliar a participação na Arco Climatização, empresa de Caxias do Sul (RS) especializada em equipamentos e componentes de ar-condicionado para ônibus rodoviário, urbano e micro-ônibus, segundo informou Luiz Marracini, responsável por vendas da Mahle Aftermarket na América do Sul, durante a Automec 2025, feira de autopeças realizada em São Paulo.

Em outubro do ano passado, a empresa adquiriu 33,33% da Arco Climatização como estratégia para ampliar sua atuação no setor automotivo, especificamente em soluções de climatização. De acordo com Marracini, o principal cliente da empresa no segmento de ônibus é a Marcopolo, para a qual fornece sistema de climatização para todos os veículos do programa Caminho da Escola.

O mercado de reposição tem 33% de representatividade no faturamento da Mahle na América do Sul. “Por isso, continuamos ampliando o portfólio de produtos, tendo mais de 1,2 mil itens lançados em 2024”, informou Evandro Tozati, diretor da divisão de aftermarket da Mahle na América do Sul.

Segundo Tozati, de 2020 a 2024 a empresa cresceu 2,5 vezes no mercado de reposição e os produtos lançados nos últimos dois anos contribuíram com 16% ao faturamento da empresa do ano passado.

Produtos para a linha pesada

Na Automec 2025, a Mahle apresentou a nova linha de juntas para veículos pesados, que cobre 90% da frota circulante e eixos de comando para veículos leves, trazendo maior abrangência na frota nacional, além dos componentes fora de estrada.

Outro destaque é o pistão para motor a hidrogênio e componentes para veículos elétricos, como o compressor de ar-condicionado, placas de arrefecimento de baterias e o Charge Big, uma inovação da Mahle para o carregamento de baterias.

“Apresentamos as novas tecnologias da Mahle com foco em sustentabilidade, eficiência energética e inovação para a nova geração de motor a combustão interna, nos motores híbridos e elétricos”, afirmou o diretor.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também